terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Segundo estudo, terceira segunda-feira de janeiro é a mais triste do ano

Anônima, sorrateira e sombria, a terceira segunda-feira de janeiro finalmente chegou e, de acordo com o estudo do cientista Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, País de Gales, é a mais triste do ano. Batizada de Blue Monday, a segunda-feira mais triste é levada a sério na Grã-Bretanha e é comprovadamente o dia em que há mais faltas no trabalho.
 
Cliff Arnall descobriu a Blue Monday através de uma equação matemática, em que analisou questões ligadas à meteorologia, dívidas geradas pelas festas natalinas, cobrança para realizar os objetivos determinados para o novo ano, a consequente desmotivação causada por toda a pressão, e, por fim, o sentimento de necessidade de tomar uma atitude de mudança.
 
O estudo de Arnall veio a partir de uma campanha publicitária realizada em 2005 por empresa de aviação, a Sky Travel. Porém, o conceito foi considerado uma ‘pseudociência’ por alguns cientistas, que consideraram a fórmula matemática ‘absurda’. Dean Burnett, neurocientista que trabalhou no departamento de psicologia da Universidade de Cardiff, descreveu o cálculo como “farsa” e disse que é formado por “medidas absurdas”.
 
Até hoje, fórmula foi atualizada uma vez: a primeira foi feita em 2006 e a segunda, em 2009.
 
 
Nesta fórmula, W corresponde a clima, D a dívidas, d a salários mensais, T a festas de fim de ano, Q a objetivos para o novo ano, M a baixas motivações para realizar as determinações e Na corresponde ao sentimento de que é necessário tomar atitudes.
 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/13530-segundo-estudo-terceira-segunda-feira-de-janeiro-e-a-mais-triste-do-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário