Impostômetro de Inhambupe

Veja no Blog

domingo, 5 de outubro de 2014

Google é alvo de 122 ações desde o início das eleições; sete são de candidatos baianos

Desde o início da campanha eleitoral de 2014, o Google já foi processado 122 por candidatos e partidos para que a empresa seja obrigada a retirar vídeos do Youtube, blogs ou outras informações, consideradas como difamatórias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o número representa 76% dos 160 processos que pedem remoção de conteúdo da internet. A associação contabiliza as ações na Justiça contra sites, blogs e veículos de comunicação. 

Os outros 38 processos são contra empresas como o Ibope, Editora Novo Extra, Estado de São Paulo entre outras. O Facebook pode ter sido o site mais acionado na Justiça para remoção de conteúdos, mas a empresa não divulga os dados de quantos processos responde na Justiça. O PMDB é o partido que mais aciona a Justiça, como autor de 36 processos. O candidato a governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB) foi autor de 13 ações contra o Google. 

O PSDB é o autor de 30 processos contra o Google. Entre os estados, lideram Paraná, com 28 ações (16%), e Alagoas, com 21 (12%). O Google também é réu de sete ações impetradas por candidatos baianos para remoção de conteúdo da internet. O candidato a senador Geddel Vieira Lima (PMDB) é autor de três ações contra o site de busca. O PT também acionou a empresa por três vezes, sendo que duas petições são assinadas pelo candidato a governador Rui Costa, e uma pela candidata a deputada federal Moema Gramacho. 

O PP é autor de duas ações contra o Google. O candidato a senador pelo PSD, Otto Alencar também processou a empresa para remover conteúdo, assim como a candidata a governadora pelo PSB, Lídice da Mata. No geral, os candidatos ao cargo de governador são responsáveis por mais da metade dos processos cadastrados contra o Google, com 94 ações. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/49692-google-e-alvo-de-122-acoes-desde-o-inicio-das-eleicoes-sete-sao-de-candidatos-baianos.html