sábado, 12 de julho de 2014

Game oficial da Copa do Mundo passa a custar R$ 60 no Brasil

 Disputa de terceiro lugar em Brasília será o quinto - e certamente o de menor apelo - encontro entre os rivais na história dos Mundiais. Seleção tenta amenizar vexame

É uma pena para a Copa do Mundo, mas desta vez o duelo entre Brasil e Holanda não terá o mesmo glamour de outrora. A partida deste sábado, às 17h, no Mané Garrincha, em Brasília, não é quarta de final, não é semifinal, tampouco a decisão do Mundial. É apenas a disputa do terceiro lugar. O privilégio de jogar a final, domingo, no Maracanã, ficou para Argentina e Alemanha.

Em Copas do Mundo, a história registra quatro partidas entre brasileiros e holandeses. Todas importantes. A Holanda foi à final em 1974 e à semi em 2010 ao superar a Seleção. O Brasil, por sua vez, bateu o rival nas quartas da campanha do tetra em 1994 e na semifinal de 1998, nos pênaltis. 

Felipão orienta Willian, que treinou como titular na véspera da partida (Foto: Mário Farache / Mowa Press)
felipão scolari willian brasil treino (Foto: Mário Farache / Mowa Press)Desta vez, no entanto, o cenário é diferente, carrega um indisfarçável ar de melancolia. Ainda mais para a seleção brasileira. O time de Luiz Felipe Scolari tenta juntar os cacos depois do maior vexame de sua história: a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal. Vencer a disputa do terceiro lugar não vai apagar a humilhação, mas vai amenizar um pouco. Bem pouco.

- Tivemos uma derrota ruim. Tivemos seis minutos em que nos deu uma pane geral. Agora temos de trabalhar para montar a equipe para sábado. É um jogo que passou a ser importante para nós. Terminar a Copa do Mundo em terceiro lugar agora é nosso novo sonho – declarou Luiz Felipe Scolari.

Para a Holanda, estar na decisão de terceiro lugar é mais uma vez bater na trave. Três vezes vice-campeã do mundo (1974, 1978 e 2010), a seleção europeia fez uma ótima Copa. Parou apenas na Argentina, na decisão por pênaltis. E agora tenta, ao menos, terminar o torneio podendo dizer que, com a bola rolando, não perdeu para ninguém.

Kuyt e Van Persie no último treino da Holanda na
Copa do Mundo (Foto: Getty Images)
Kuyt e Van Persie (Foto: Getty Image)- Podemos voltar para casa sem ter perdido uma partida nesta Copa. Tudo é decepcionante, mas ainda há coisas a fazer aqui. Podemos ainda escrever história aqui. Não perdemos nenhuma partida ainda. Quero sair da Copa sem perder nenhum jogo. Espero que eu possa preparar meus jogadores para ganhar do Brasil e ficar em terceiro lugar. Desta forma estaríamos escrevendo a história do futebol holandês – disse o técnico Louis Van Gaal, que logo após a queda na semifinal, declarou que a disputa pelo terceiro lugar não deveria existir em Copas do Mundo.

Mais do que conquistar o terceiro lugar da Copa, Brasil e Holanda vão precisar pensar em renovação para o Mundial de 2018, na Rússia. Principalmente a seleção brasileira, marcada por um vexame difícil de ser digerido.

As equipes

No único treino desta Copa do Mundo, Felipão ensaiou mudanças na seleção brasileira, apesar não tê-las confirmado posteriormente na entrevista coletiva. Treinou com Henrique no lugar de Thiago Silva, mas o capitão vai para o jogo. Além disso, Fernandinho, um dos piores em campo contra a Alemanha, foi para a reserva. Paulinho entrou. Willian ficou com a vaga de Bernard; Ramires, com a de Hulk, e Jô, com a de Fred.
- Vou mexer em uma ou duas posições, até porque também têm jogadores que poderão ter sequência, pois jogaram pouco ou nem jogaram. Vou fazer uma ou duas colocações diferentes do time que iniciou com a Alemanha. Por necessidades vou fazer essas substituições. Uma que devo fazer é porque entendo que a colocação de um jogador em um determinado setor pode ser importante amanhã. Também por gostar do comportamento desse jogador - afirmou Felipão.
Do lado laranja, no treinamento realizado sexta-feira, em Brasília, Van Gaal não deu qualquer pista sobre o time que mandará a campo. Uma possibilidade, porém, é repetir a formação que usou na semifinal, no esquema 5-3-2. Mas o lado psicológico também pode pesar:
- O espírito nesta hora é mais importante e é mais forte que o corpo. Vou entrar em campo com a equipe que estiver melhor mentalmente preparada. Temos um dia a menos que o Brasil para se preparar e isso faz diferença. Por isso a mente é mais importante agora - avisou o técnico.
*Colaborou Diego Rodrigues

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/brasil-x-holanda-duelo-marcante-em-copas-da-lugar-um-jogo-protocolar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário