domingo, 15 de junho de 2014

Suíça marca nos acréscimos e vence Equador de virada


Suíça marca nos acréscimos e vence Equador de virada
Foto: Getty Images
 
Os mais de 68 mil torcedores que compareceram ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, não saíram desapontados. A primeira partida da arena na Copa do Mundo, entre Suíça e Equador, foi bastante equilibrada, com boas - e frequentes - chances para as duas equipes. Os europeus venceram os sul-americanos por 2 a 1 com gols de Mahmedi e Seferovic, que entraram durante a partida, enquanto o dos equatorianos foi marcado por Enner Valencia.
O jogo
O jogo já começou com velocidade e pressão por parte dos equatorianos. Logo no primeiro minuto, a La Tri saiu bem com a bola e conseguiu um escanteio, cobrado por Antonio Valencia e cortado pela zaga. Aos dois minutos de jogo, Caicedo recebeu um lançamento muito longo. O atacante equatoriano tentou alcançar a bola, mas a Brazuca foi mais rápida e saiu das quatro linhas. A Suíça, por sua vez, tentava reduzir o ímpeto do Equador em campo. Noboa chegava com velocidade quando Behrami cometeu uma falta pelas costas do jogador e foi advertido pelo árbitro do Uzbequistão. Os suíços conseguiram chegar bem após os cinco primeiros minutos, mas a chegada de Lichtsteiner pela direita falhou quando o lateral errou o cruzamento. 
 
Os suíços tinham dificuldade para sair da marcação forte dos equatorianos, que conseguiam impedir a criação de jogadas por parte dos europeus. Co isso, a Suíça passou a tentar apostar nos chites de longa distância. Aos 12 minutos, Xhaka chutou forte para tentar evitar o corte, mas a bola foi para longe. Com quinze minutos, Shaqiri clareou e, de fora da área numa jogada individual, chutou para a defesa do goleiro Dominguez. O Equador voltou a mostrar velocidade aos 17 minutos, quando Montero saiu do contra ataque e passou para Antonio Valencia, que chutou com força. A bola desviou na zaga e o goleiro Benaglio conseguiu tirar de soco.
 
La Tri abre o placar com Enner Valencia
 
O primeiro gol da partida saiu de bola parada. Com um jogo equilibrado e extremamente rápido, Lichtsteiner barrou o avanço de Montero, que vinha com velocidade pela esquerda. A cobrança de falta de Ayaoví foi certeira na cabeça de Enner Valencia. O atacante da La Tri cabeceou com precisão aos 22 minutos para deslocar o goleiro Benaglio e balançar as redes do Mané Garrincha pela primeira vez na Copa do Mundo.
 
Apesar de manter a maior posse de bola e valorizar a troca de passes, a Suíça não conseguiu ser efetiva nos ataques. Os equatorianos, por sua vez, aproveitavam os contra ataques e a velocidade da equipe para segurar o resultado. Com Stocker, a Suíça chegou perto de empatar a partida aos 26 minutos. Após uma cobrança de escanteio pela direita, o meia conseguiu cabecear, mas a bola passou longe da meta de Ddominguez. Aos 32 minutos, Lichtsteiner trocou passes com Shaqiri na entrada da área. O lateral da equipe europeia recebeu próximo ao gol equatoriano, mas na hora de chutar foi travado pela zaga do Equador e a bola foi para escanteio. Na cobrança, Behrami subiu sozinho e cabeceou no contrapé de Dominguez, que defendeu em dois tempos.
 
A Suíça passou a pressionar para tentar o empate ainda no primeiro tempo. Inler, capitão da equipe, chutou rasteiro de fora da área e o goleiro Dominguez tirou com a ponta da luva. Aos 42 minutos, o Equador voltou a reagir. Montero recebeu de Caicedo pela esquerda e bateu rasteiro, mas o zagueiro Djourou tirou a bola de carrinho. O atacante tricolor foi derrubado na área por Rodriguez aos 43 minutos quando recebeu uma bola perigosa na área, mas o árbitro Ravshan Irmatov marcou a falta de ataque. O primeiro tempo terminou com vitória sul-americana por 1 a 0.
Empate suíço


O técnico Ottmar Hitzfeld colocou, no intervalo, o atacante Mehmedi no lugar do meia Stocker para tentar melhorar as finalizações da equipe europeia. E logo aos dois minutos da segunda etapa, a alteração deu resultado. Após uma cobrança de escanteio de Rodriguez, Mehmedi cabeceou certeiro para empatar a partida no Mané Garrincha. Logo depois, Inler voltou a tentar de longe e mandou com força uma bola rasteira que passou pela lateral do gol de Dominguez. Aos seis minutos, Montero sofreu uma falta pela esquerda. A cobrança de Enner Valencia lançou a bola na área, o ataque equatoriano ajeitou a bola de cabeça para Erazo, do Flamengo, que cabeceou por cima do gol. Depois do empate, a Suíça passou a pressionar a saída de bola do Equador para impedir os contra ataques velozes dos sul americanos.
 
Aos 14 minutos, o Equador por pouco não marcou o segundo gol. Montero armou uma bela jogada e, na entrada da área, tocou para Enner Valencia. O atacante clareou a marcação e bateu no ângulo, sem chances para o goleiro Benaglio, mas a bola foi para fora. Montero, aos 20 minutos, chegou com perigo e bateu de canhota, mas o goleiro Benaglio fz uma bela defesa com as pernas. A Suíça reagiu aos 24 minutos, quando Rodriguez tocou para Mehmedi. O atacante deixou para Drmic, que recebeu sozinho e marcou, mas o auxiliar marcou a posição de impedimento, invalidando o gol da virada suíça. Na continuação do lance, Shaqiri invadiu a área equatoriana, mas demorou para chutar e a bola acertou a rede pelo lado de fora.
O técnico suíço tirou o centroavante Drmic para a entrada de Seferovic, enquanto Rueda tirou Montero, um dos destaques do Equador, para a entrada de Rojas. As duas equipes, porém, continuaram a apostar no ataque para sair do Mané Garrincha com três pontos. O goleiro Dominguez quase deu o gol à Suíça quando saiu mal da meta, mas o zagueiro Erazo conseguiu salvar a equipe. O Equador reagiu com uma cobrança de falta aos 40 minutos, que fez a bola desviar e o goleiro Benaglio defender com dificuldade. O árbitro do Uzbequistão deu três minutos de acréscimos e, na última chance, Seferovic marcou o gol da virada dos suíços.
 
FICHA TÉCNICA 
SUÍÇA X EQUADOR
Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 15 de junho de 2014, domingo
Horário: 13 horas (de Brasília) 
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB) 
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (KGZ)
Cartões amarelos: Juan Paredes, Djourou
Gols: Enner Valencia (22'), Mahmedi (2' 2ºT) e Seferovic (47' 2ºT)
 
SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Djourou e Ricardo Rodríguez; Inler, Behrami, Stocker (Mehmedi), Xhaka e Shaqiri; Drmic (Seferovic). Técnico: Ottmar Hitzfeld.
 
EQUADOR: Dominguez; Juan Paredes, Erazo, Guagua e Walter Ayovi; Gruezo, Montero (Rojas), Noboa e Antonio Valencia; Caicedo (Arroyo) e Enner Valencia. Técnico: Reinaldo Rueda.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32180-suica-marca-nos-acrescimos-e-vence-equador-de-virada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário