segunda-feira, 23 de junho de 2014

Sob gritos de 'eliminada', Espanha vence Austrália por 3 a 0

Sob gritos de 'eliminada', Espanha vence Austrália por 3 a 0

por Júlia Belas 
Foto: Getty Images
 
Austrália e Espanha entraram em campo nesta segunda-feira (23) na Arena da Baixada, em Curitiba, já eliminadas da Copa do Mundo. Apesar da vitória da Fúria por 3 a 0, as duas seleções deixam o Brasil após o fim da primeira fase e veem Holanda e Chile seguirem para as oitavas de final. A vitória da Fúria teve direito a duas assistências de Iniesta e ao choro emocionado de David Villa, autor do primeiro gol, ao ser substituído no segundo tempo. Com o resultado do jogo, a Espanha terminou a primeira fase do Mundial na terceira posição do Grupo B, com 3 pontos, enquanto os australianos voltam à sua terra natal com a pontuação zerada, na sua pior participação em quatro disputas de Copa do Mundo.
 
O jogo

A Austrália começou com um esquema mais ofensivo, com toques rápidos de bola para furar a marcação espanhola para tentar abrir o placar no início da partida. Logo de início, Oar recebeu um cruzamento pela esquerda, mas Sergio Ramos tirou de cabeça. O ataque espanhol tentava chegar pela esquerda, com Jordi Alba, mas os jogadores australianos trabalhavam o desarme e eram ovacionados pela torcida presente em Curitiba. Com 15 minutos de jogo, nenhuma das equipes havia levado perigo ao adversário. Os Socceroos jogavam de forma mais agressiva e apostavam nas bolas aéreas, que eram defendidas pela zaga espanhola. Os europeus, por sua vez, tentavam segurar a posse de bola para diminuir o ritmo dos australianos, mas não tinham o domínio da partida. A primeira finalização da Espanha saiu dos pés de Cazorla aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o ataque da Fúria invadiu a entrada da área e o meia recebeu a bola para chutar em cima do zagueiro australiano.
 
Com 20 minutos de jogo, a Espanha voltou a chegar com perigo à área dos Socceroos. Iniesta invadiu a grande área pela direita e levantou para Villa, impedido, que chutou de primeira mas pegou mal na bola e errou a mira. Dois minutos depois, a Fúria mostrou que crescia no jogo quando Torres apareceu pelo meio e deu um belo passe para Alba, que chutou com força para a defesa de Ryan. Os australianos voltavam a buscar o ataque, mas apesar do esquema ofensivo, não conseguiam passar pelos marcadores da defesa espanhola. Aos 33 minutos, o atacante David Villa partiu para cima de Jedinak e driblou o jogador pela esquerda para cruzar a bola rasteira na área australiana, mas nenhum jogador alcançou a Brazuca e ela seguiu para a defesa aussie.
 
A Espanha abriu o placar com David Villa aos 36 minutos da primeira etapa. Iniesta lançou para Juanfran pela direita, o jogador chegou à linha de fundo e tocou para o camisa 7 espanhol, que mandou para o fundo das redes. Depois do gol, os espanhois mostraram que queriam ampliar o placar ainda na primeira etapa. Aos 40 minutos, Koke arriscou um chute de longe e Ryan teve que se esticar para mandar a bola para o escanteio. No fim do primeiro tempo, a Fúria voltou a chegar com perigo quando Cazorla avançou pela esquerda e cruzou, mas a defesa da Austrália desviou para o escanteio.

Segundo tempo
 
Os Socceroos voltaram para o seundo tempo com o atacante Halloran no lugar de Taggart, para avançar mais pelas pontas. No entanto, a Fúria pressionava bastante a saída de bola dos australianos, dificultando o estilo de jogo imaginado pelo técnico Ange Postecoglou. Del Bosque alterou a equipe aos 11 minutos do segundo tempo, quando colocou o meia Juan Mata para tirar o atacante David Villa, que deixou o campo chorando, já que não deve voltar a vestir as cores da Fúria em outra Copa do Mundo. Os australianos levaram perigo à área espanhola aos 12 minutos, quando Oar recebeu um belo passe de Leckie na área, mas foi travado pela zaga, que mandou para escanteio. Na cobrança, Leckei lançou a bola alta para McKay chutar de primeira, mas chutou por cima do travessão. Depois do lance, Oar teve que ser substituído quando pisou de mau jeito e deu lugar ao meia Troisi.

Para melhorar a qualidade dos passes, o treinador espanhol colocou Fàbregas no lugar de Cazorla. A Espanha ampliou o placar, de novo, após uma jogada de Iniesta. Aos 23 minutos, o meia lançou para o centroavante Fernando Torres, que recebeu livre e em posição regular. O atacante tirou o goleiro da jogada e chutou rasteiro para marcar o segundo gol da Fúria na partida. Mesmo lesionado, Mark Bresciano entrou em campo pela Austrália aos 26 minutos no lugar de Bozanic para melhorar o domínio e os passes na intermediária. Torres tentou mais um gol aos 31 minutos quando chegou pela esquerda e, da linha de fundo, lançou para Fàbregas, mas Davidson mandou a bola para escanteio.

A Espanha marcou o terceiro gol com Juan Mata. Um lançamento longo encontrou o jogador em posição legal aos 36 minutos do segundo tempo. De cara para o goleiro Ryan, Mata tocou rasteiro para marcar o gol por entre as pernas do arqueiro australiano. Na reta final do segundo tempo, os Socceroos tentavam a todo custo diminuir o placar. Apesar das trocas de passes na intermediária, não conseguiram encontrar brechas na defesa europeia. Aos 38, Torres roubou a bola de Spiranovic, disparou e conseguiu fugir da marcação e ficar de cara para o gol, mas o goleiro Ryan saiu da meta para segurar com firmeza. Aos 41 minutos, a Austrália chegou com Davidson pela esquerda e o atleta tentou cruzar para Troisi, que chegava na área, mas a zaga mandou para escanteio.


FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo
Austrália x Espanha
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 23 de junho, segunda-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein)
Auxiliares: Yaser Tulefat e Ebrahim Saleh (Bahrein)
Cartões amarelos: Sergio Ramos (ESP) e Spiranovic e Jedinak (AUS)
Gols: David Villa, Fernando Torres e Juan Mata (ESP)
 
Austrália: Ryan; McGowan, Spiranovic, Wilkinson e Davidson; McKay, Jedinak e Bozanic (Mark Bresciano); Leckie, Oar (Troisi) e Taggart (Halloran). Técnico: Ange Postecoglou.
 
Espanha: Pepe Reina; Juanfran, Albiol, Sergio Ramos e Jordi Alba; Xabi Alonso (David Silva), Koke, Cazorla (Fàbregas) e Iniesta; David Villa (Juan Mata) e Fernando Torres. Técnico: Vicente Del Bosque.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32443-sob-gritos-de-039-eliminada-039-espanha-vence-australia-por-3-a-0.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário