quinta-feira, 26 de junho de 2014

Portugal vence Gana com gol de CR7, mas está fora da Copa


Portugal vence Gana com gol de CR7, mas está fora da Copa
 
Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo
 
Tristeza em dose dupla no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Mesmo com gol do craque Cristiano Ronaldo, o único dele na Copa do Mundo 2014, a seleção de Portugal derrotou Gana por 2 a 1, na tarde desta quinta-feira (26), mas está eliminada da competição ainda na primeira fase.

Com quatro pontos, mesma quantidade dos Estados Unidos, a seleção Portuguesa igualou a pontuação dos norte-americanos, mas, por causa do saldo de gols inferior, perdeu a chance de disputar as oitavas de final da Copa.
 
Para seleção de Gana, a derrota diante de Portugal apenas coroou um dos dias mais conturbados da história do futebol do país. Antes da eliminação, após ameaça de greve, os jogadores receberam o pagamento pela participação na primeira fase do mundial. Hora depois, após confusão na concentração entre atletas e comissão técnica, os meias Muntari e Boateng foram expulsos da delegação do país.
A partida serviu apenas para aumentar a invencibilidade das equipes europeias sobre times africanos neste mundial. Foram cinco jogos, com quatro vitórias de seleções do velho continente e apenas um empate entre elas.
 
Jogo
Os dois times, ainda que dependentes do triunfo da Alemanha sobre os Estados Unidos, na Arena Pernambuco, precisavam buscar o gol a qualquer custo. Portugal, então, logo aos 5 minutos, tratou de colocar as cartas na mesa.

Do lado direito da área, enquanto todos esperavam pelo cruzamento, Cristiano Ronaldo surpreendeu e mandou direto para o gol. Adiantado, Dauda pulou e não achou nada. Mas, para sorte do arqueiro, a bola pegou no travessão e não entrou.

Gana começou mal e não criou, por exemplo, como no jogo contra Alemanha. Resultado? Portugal em cima. Aos 10, em cobrança de falta, Cristiano Ronaldo bateu forte e o goleiro Dauda espalmou.

Os africanos, quando chegaram, pecaram na finalização. Aos 13, Afful fez jogada individual, armou para o chute, mas bateu fraco nas mãos do goleiro Beto. O lance não foi suficiente para despertar Gana na partida.

Portugal pressiona e abre o placar
Aos 19, em cruzamento de João Pereira, o craque Cristiano Ronaldo cabeceou e Dauda mais uma vez defendeu, evitando o primeiro gol português. O gol, naquele instante, era questão de tempo para sair. E foi assim.

Aos 30, na tentativa de cortar o cruzamento, o zagueiro John Boye mandou contra própria meta, enganando o goleiro Dauda: Portugal 1 a 0. E o segundo gol dos europeu quase saiu dois minutos depois com Cristiano Ronaldo. O jogador do Real Madrid bateu de fora, mas Dauda estava bem posicionado e defendeu mais uma vez.
 
Segundo tempo
Portugal precisa desesperadamente marcar mais gols e tentou. Aos 3, após boa troca de passes, o meia Nani chutou da entrada da área, mas a bola bateu em Boye e foi para fora. Gana, porém, não precisou de muito tempo para criar sua oportunidade também. Aos 5, Asamoah Gyan conduziu a bola pela esquerda, cortou para o meio e bateu forte. Sorte portuguesa que o arremate acertou a rede, mas pelo lado de fora.
 
Gol em Brasília e Pernambuco
Em Recife, com gol de  Muller, a Alemanha abriu o placar contra os Estados Unidos. Com isso, Portugal precisa marcar mais quatro gols para avançar. Para Gana, com a derrota momentânea dos norte-americanos, era preciso apenas virar o placar. E o primeiro passo foi dado pelos africanos aos 11 minutos. Em uma linda jogada pela esquerda, o cruzamento foi feito na medida para Asamoah Gyan. O centroavante, de cabeça, colocou no ângulo esquerdo e deixou tudo igual no Estádio Mané Garrincha.
 
Ou seja, neste momento, Gana precisaria de mais um gol para chegar nas oitavas de final, que quase chegou aos 14. Gyan saiu da grande, constriu o lance e cruzou para área. Sem marcação, dentro da pequena, Warris Majeed cabeceou errado para fora e desperdiçou uma grande chance de ficar à frente do marcador.
Aos 23, Atsu coloco em prática uma jogada ensaiada, em cobrança de escanteio, lançando Asamoah na entrada da área. O jogador de Gana bateu forte e a bola passou rente ao poste. De fora também, mas aos 25 minutos, Portugal assustou. Varela pegou em cheio e soltou uma bomba que subiu demais e parou na linha de fundo.

Cristiano Ronaldo deixa o dele
Aos 34, em branco na Copa do Mundo até então, o craque portugês enfim desencantou. Após cruzamento, a defesa de Gana não cortou. A bola sobrou para o goleiro Dauda que, de soco, fez besteira. Entregou a bola nos pés de Cristiano Ronaldo, de primeira, marcar o segundo gol de Portugal.

Ele quase chegou ao segundo na partida pouco depois. Aos 37, Cristiano Ronaldo tabelou com Vieira e recebeu na grande área. O camisa 7 bateu, mas Dauda mandou para escanteio. No fim do jogo, em dois lances, o camisa 7 desperdiçou boas chances. Na primeira, de perna esquerda, aproveitou o cruzamento de Nani e finalizou por cima da meta.

Na última, dentro da grande área, chutou no meio e o goleiro Dauda salvou.
 
FICHA TÉCNICA:
Copa do Mundo - 3ª rodada - (Grupo G)
Portugal x Gana
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 26/6/2014
Árbitro: Nawaf Shukralla (BHR)
Auxiliares: Yaser Tulefat (BHR) e Ebrahim Saleh (BHR)
Gols:  Cristiano Ronaldo Boye (contra) / Gyan (Gana)
Cartões amarelos: Afful, Majeed,  Jordan Ayew (Gana)
 
PORTUGAL: Beto (Eduardo), João Pereira (Varela), Pepe, Bruno Alves e Miguel Veloso; William Carvalho, Rubén Amorim e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Éder (Vieirinha). Técnico: Paulo Bento.
 
GANA: Dauda; Afful, Mensah, Boye e Asamoah; Badu, Rabiu (Acqua), Atsu e Andre Ayew (Wakaso); Majeed (Jordan Ayew) e Asamoah Gyan. Técnico: James Appiah.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32552-portugal-vence-gana-com-gol-de-cr7-mas-esta-fora-da-copa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário