quinta-feira, 26 de junho de 2014

Arrastão da Concertina homenageia o centenário de Joãozinho da Gomeia

    O arrastão da Concertina homenageou Joãozinho da Goméia que  Nasceu dia 27 de Março de 1914, no município de Inhambupe, a 153 quilômetros de Salvador. João Alves Torres Filho era filho de um alfaiate e de Maria Vitoriana Torres. Neto de ex-escravos, supostamente foi coroinha do Padre Camilo Alves de Lima, na Igreja da Invocação do Divino Espírito Santo de Inhambupe que aos poucos se tornou Rei do Candomblé, informações do Expresso do Fluxo.
     Da Goméia foi um grande ativista cultural, costureiro, compositor, dançarino, coreógrafo e Zelador de Santo. Distribuiu agasalhos, comida, bancou festas, enterros, remédios, alugueis, realizou partos e chegou a sustentar mais de 20 pessoas dentro de seu terreiro.
     Nos anos 50 e 60 o terreiro da Goméia passou a ser referência do município de Duque de Caxias, não só por ser um dos primeiros na região sudeste, mas pelos frequentadores famosos. Entre eles; Embaixadores da França, Inglaterra e Paraguai, Cauby Peixoto, Dorival Caymmi, Emilinha Borba, Francisco Alves, Getulio Vargas, Henrique Teixeira Lotte, Maria Antonieta Pons, Marlene, Ninon Sevilha, Paulo Gracindo, Solano Trindade e Tenório Cavalcante. Segundo alguns em 1961, após uma visita a Petrobrás, o presidente Juscelino Kubitschek pediu para desviar o caminho para visitar o local. Devido à grande procura e movimentação a empresa de ônibus “Viação União” criou a linha “Caxias – Copacabana” no párabrisa lia-se em uma placa “Via Joãozinho da Goméia”.
     Por causa de sua personalidade foi criado na Bahia o Centro de referência e cidadania homossexual Joãozinho da Goméia, a instituição localizada a Rua Frei Vicente, 24 – Pelourinho, Salvador. Colhe denuncia de agressões e descriminações, a iniciativa partiu do Grupo Gay da Bahia.
     O arrastão aconteceu no último domingo(22) passou por várias ruas de Inhambupe, e as fotos acima foram tiradas pelo o radialista Mota Suzart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário