sábado, 21 de junho de 2014

Nigéria vence, se aproxima das oitavas e elimina a Bósnia


Nigéria vence, se aproxima das oitavas e elimina a Bósnia
Foto: Getty Images
 
No último jogo do dia, segundo confronto entre africanos e europeus, a seleção da Nigéria derrotou a Bósnia por 1 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá, e ficou ainda mais próxima de assegurar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. O gol do triunfo, único do jogo, foi marcado pelo meia Odemwingie.
Para Nigéria, na última rodada, na partida contra Argentina, basta um empate para chegar entre as dezesseis seleções finalistas. Caso contrário, em uma eventual derrota, basta torcer para que a Bósnia, diante do Irã, não perca.

Ao time europeu só resta lamentar. Sem pontuar, ficando quatro pontos abaixo da Nigéria, a Bósnia já está eliminada da Copa do Mundo. Por isso, na próxima quinta-feira (25), na Arena Fonte Nova, em Salvador, vai apenas cumprir tabela.

Neste grupo, apenas a seleção da Argentina está classificada. Para o Irã só resta vencer a Bósnia e, em Porto Alegre, torcer pelo resultado positivo dos Hermanos diante da equipe africana.
 
Jogo
Odemwingie, que minutos depois seria o autor do gol da Nigéria na partida, foi também o responsável pelo primeiro lance de perigo na Arena Pantanal, em Cuiabá. O atleta nigeriano, em cobrança da falta, finalizou com categoria e a bola passou muito próximo a trave do goleiro da Bósnia.

A Nigéria começou bem melhor. Aos 11, mesmo de longe, o volante Mikel decidiu arriscar e mandou para fora. Anteriormente, após passe em profundidade, Musa errou o domínio e deixou a bola escapar na ‘hora H’.

Erro da arbitragem
Aos 21, nas poucas vezes que chegou ao ataque, a Bósnia foi prejudicada. O centroavante e principal referência do time, Dzeko, recebeu passe com liberdade, bateu na saída do goleiro e partiu para comemoração. O auxiliar, porém, de maneira incorreta, viu impedimento e anulou o gol.

O centroavante do Manchester City apareceria bem outra vez aos 24. Finalizou de fora e o goleiro Enayama mandou para escanteio. Pjanic, após o lance do companheiro, se animou e repetiu a dose. O arqueiro nigeriano, desta vez, soltou a bola mas conseguiu se recuperar no rebote.

Gol da Nigéria
Apesar do crescimento técnico, criando oportunidades, a Bósnia falhou lá atrás e pagou caro. Emenike, aos 29, disparou pelo lado direito, passou por Spahic e rolou para área. Odemwingie, de primeira, bateu por baixo das pernas do goleiro Begovic e abriu o placar: Nigéria 1 a 0.

Musa, aos 38, tentou ampliar. Finalizou, mas o goleiro da Bósnia segurou. Antes do intervalo, em dois lances, Dzeko teve oportunidades e pegou muito mal na bola.

Segundo tempo em Cuiabá
A seleção da Bósnia, que precisava pelo menos do empate para seguir viva na Copa do Mundo, voltou com tudo para o segundo tempo, marcando sob pressão, buscando não dar espaço aos nigerianos. Conseguiu, ainda que momentaneamente, até os primeiros dez minutos.
Aos 10, Babatunde se desvencilhou da marcação dos europeus, bateu forte e o goleiro Begovic evitou o segundo gol nigeriano. No minuto seguinte, após erro de passe da Bósnia, Onazi bateu fraco e a bola foi para fora.

Begovic salva Bósnia algumas vezes
Babatunde era pura dedicação. Na vontade, após passar por dois adversários, chutou forte e o goleiro Begovic, mais uma vez, estava no meio do caminho para impedir o que seria o segundo gol da Nigéria. O arqueiro europeu, aos 20, seria importante de novo. Emenike bateu no canto e ele mandou para escanteio.

De cabeça, o atacante Ibisevic teve a chance de deixar tudo igual, mas errou na pontaria. Após cruzamento, quase na marca do pênalti, o jogador da Bósnia cabeceou mal e mandou por cima. A resposta africana chegou aos 35 minutos. Onazi soltou uma bomba e o goleiro Begovic defendeu.

Na base da pressão, das jogadas aéreas, a Bósnia quase chegou ao empate. Aos 46, Dzeko cabeceou e Eneyema encaixou. No minuto seguinte, na última chance do jogo, o centroavante dominou, virou e bateu. O goleiro nigeriano, com a perna direita, desviou a bola, que ainda bateu na trave e não entrou.
 
FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo - 2ª rodada (Grupo F)
Nigéria x Bósnia
Local
: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 21/06/2014 Árbitro: Peter O’Leary (Nova Zelândia) Cartões amarelos: Mikel (Nigéria) / Medunjanin (Bósnia) Gol: Odemwingie

Nigéria: Eneyama; Ambrose, Yobo, Omeruo e Oshaniwa; Onazi, Mikel, Odemwingie e Babatunde (Uzoenyi); Musa (Ameobi) e Emenike. Técnico: Stephen Keshi.
Bósnia: Begovic; Mujdza, Spahic, Sunjic e Lulic (Salihovic); Besic, Medunjanin (Susic), Pjanic e Haljrovic (Ibisevic); Misimovic e Dzeko.Técnico: Safet Susic.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32414-nigeria-vence-se-aproxima-das-oitavas-e-elimina-a-bosnia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário