terça-feira, 24 de junho de 2014

Dramático: Uruguai ganha, classifica e elimina a Itália


Dramático: Uruguai ganha, classifica e elimina a Itália
 
Foto: Getty Images
 
Se faltou técnica, sobrou emoção. Na base da vontade, com um jogador a mais, a seleção do Uruguai venceu a Itália por 1 a 0 na tarde desta terça-feira (24), na Arena Dunas, em Natal, e chegou nas oitavas de final da Copa do Mundo. Mais que isso. Com a vitória, eliminou ainda na primeira fase uma grande favorita ao título mundial, que se despede precocemente do torneio.
O único gol do triunfo uruguaio foi marcado pelo zagueiro Godín, do Atlético de Madrid.

Com o resultado positivo, a celeste terminou a primeira fase com seis pontos, na segunda posição do grupo D. Na próxima fase enfrenta o líder do grupo C que, momentaneamente, seria a Colômbia. O jogo acontecerá no próximo sábado (28), às 17h, no Estádio do Maracança, no Rio de Janeiro.

O triunfo uruguaio não só colocou a equipe nas oitavas como pôs fim ao jejum de dez partidas de seleções sul-americanas contra a Itália, em jogos válidos pela Copa do Mundo.
Bola rolando
O jogo começou tenso para os dois lados. Com menos de dez minutos, a Arena Dunas foi palco de muitas faltas, lances duros e reclamações de ambas as agremiações. Não é à toa que a primeira jogada ofensiva saiu em lance de bola parada.
Aos 11, como sempre, Andrea Pirlo bateu falta com muita categoria, buscando o ângulo direito, e Muslera defendeu parcialmente. O goleiro tentou encaixar, mas a bola escapuliu e morreu na linha de fundo.

Buffon, até os 25 minutos, trabalhou duas vezes de maneira superficial. Em dois cruzamentos, um de cada lado, o goleiro italiano foi útil para sair de soco na bola e afastar eventual oportunidade. Aos 28, a Itália teve espaço e errou na pontaria. Após cruzamento pela esquerda, Imobile pegou de primeira e

Aos 31, a equipe sul-americana respondeu. Suarez foi lançado na área e na hora do arremate foi surpreendido por Buffon, que fechou o ângulo e espalmou. No rebote, Lodeiro tentou finalizar e o arqueiro italiano pulou na frente da bola, como herói, evitando o gol do Uruguai.
 
A primeira etapa entre Uruguai e Itália, pela grande expectativa dos torcedores, decepcionou. Confronto muito truncado, muitas faltas e poucas oportunidades. Balotelli e Suarez, os principais jogadores presentes na Arena Dunas, em Natal, passaram quarenta e cinco minutos apagados, até então. Lutaram muito, correram, mas não conseguiram desencantar.

Etapa final e Itália com 10 em campo
Aos 5 minutos, como em outras partidas da Copa do Mundo, um lance polêmico gerou reclamação de uma das equipes. Em bola jogada para área, o zagueiro Bonucci segurou o atacante Cavani, do Uruguai, dentro da grande área. O árbitro Marco Rodriguez, porém, considerou o lance legal e não marcou.

Demorou muito, mas, aos 12 minutos, a seleção do Uruguai conseguiu furar o bloqueio italiano. No entanto, faltou pontaria. Suarez tabelou com Cristian Rodriguez e deixou o camisa 7 na cara do gol. O jogador uruguaio bateu cruzado, rasteiro, mas pela linha de fundo. No minuto seguinte, Marchisio entrou de sola em Maximiliano, na altura do joelho direito, e foi expulso diretamente deixando a Itália com dez jogadores em campo.

Com um jogador a mais, o treinador Óscar Tabárez colocou a equipe para frente. Tirou o lateral Álvaro Pereira e colocou o jovem atacante Stuani. Aos 20, Cavani foi travado na hora do chute e a bola sobrou para Suarez. O craque do Liverpool entrou na área, bateu no canto e o goleiro Buffon brilhou. Defendeu com uma das mãos e mandou para escanteio.

Confusão e gol do Uruguai
O nível da partida continuou baixo, com poucas oportunidades, muitas faltas. Para o Uruguai, que precisava desesperadamente do gol para avançar, o jeito foi apelar para jogada aérea, enquanto a Itália só se defendia. .Aos 33, em mais um lance polêmico, Suarez e Chiellini se envolveram em uma confusão dentro da área italiana. O atacante uruguaio deu 'dentada' no adversário, enquanto o defensor da Itália o acertou com uma cotovelada.

Aos 35, em cobrança de escatenio, os sul-americanos abriram o placar. O zagueiro Godín, de ombro esquerdo, acertou o canto esquerdo, sem chances para Buffon. O gol, no momento, colocava o Uruguai na próxima fase e a Itália fora do mundial.

Nos minutos finais, o goleiro Buffon deu uma de atacante, foi para área, mas não conseguiu mudar a história do jogo. A seleção do Uruguai venceu e avançou. Para Itália, só resta lamentar a eliminação.

FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo - 3ª rodada (Grupo D)
Itália x Uruguai
Estádio
: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 24/06/2014 Árbitro: Marco Rodriguez (México) Auxiliares: Marcos Quinteros (México) e Mark Geiger (Estados Unidos) Cartões amarelos: Balotelli, De Sciglio (Itália) / Álvaro González, Muslera (Uruguai) Cartão vermelho: Marchisio (Itália) Gols: Godín (Uruguai)

Itália: Buffon; Bazargli, Bonucci e Chiellini; Damian, Verratti (Thiago Motta), Pirlo, Marchisio e De Sciglio; Immobile (Cassano) e Balotelli (Parolo). Técnico: Cesare Prandelli

Uruguai: Muslera; Martín Cáceres, Giménez, Diego Godín e Álvaro Pereira (Stuani); Álvaro González, Arévalo Ríos, Lodeiro (Maxiliano Pereira) e Cristian Rodríguez (Ramírez); Edinson Cavani e Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32476-dramatico-uruguai-ganha-classifica-e-elimina-a-italia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário