sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sem-teto e professores mobilizam mais do que ativistas anti-Copa

Professores protestam na zona sul de São Paulo; categoria pede melhoria de salário

Em uma quinta-feira (15) marcada por greves e manifestações em várias capitais, os protestos protagonizados por movimentos sem-teto e professores em greve conseguiram mobilizar mais manifestantes do que os atos contrários à Copa do Mundo.
Os ativistas anti-Copa escolheram o 15 de maio para organizar uma mobilização em diversas cidades do país e até do exterior contra a realização do mundial. A articulação coincidiu com a ocorrência de greves de professores em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e de policiais militares no Recife.
Protestos pelo país
O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) aproveitou a data para colocar em pauta a questão habitacional. Apesar de criticarem os gastos públicos e as violações de direitos decorrentes da organização do Mundial, o movimento tem uma pauta de reivindicações que inclui mudanças no Minha Casa Minha Vida, a desapropriação de terrenos ocupados, a construção de moradias populares e a regularização de áreas ocupadas.
Levantamento realizado pela reportagem do UOL apontou que, no total, cerca de 17,5 mil manifestantes participaram de protestos em 14 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Belém e Manaus.
Os atos contrários à Copa foram realizados em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e João Pessoa. A maior manifestação anti-Copa foi realizada na capital paulista, com 1.200 ativistas. Nas demais capitais, os protestos se reduziram a dezenas ou centenas de manifestantes. No total, os atos contrários à Copa reuniram cerca de 2.900 pessoas.

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/05/15/sem-teto-e-professores-mobilizam-mais-do-que-ativistas-anti-copa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário