quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nasa anuncia descoberta de planeta habitável semelhante à Terra

O primeiro planeta fora do Sistema Solar com a possibilidade de existir água em estado líquido foi descoberto pelo Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre, da agência espacial norte-americana (Nasa). A descoberta foi anunciada na revista norte-americana Science nesta quinta-feira (17). "É o primeiro exoplaneta [planeta fora do Sistema Solar] do tamanho da Terra, encontrado na zona habitável de uma outra estrela", ressaltou a astrônoma Elisa Quintana, do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre, da agência espacial norte-americana (Nasa). Ela integra a equipe internacional que conduziu a investigação. O planeta, batizado Kepler-186f, orbita a estrela anã Kepler-186 e se localiza na "zona temperada, onde a água pode ser líquida", de acordo com a astrônoma Elisa Quintana. A zona é considerada habitável, já vez que, segundo os cientistas, a vida tem mais probabilidade de se desenvolver ali devido à presença da água. O Kepler-186f está localizado em um sistema estelar situado a 490 anos-luz do Sol, com cinco planetas de tamanho próximo ao da Terra.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153392-nasa-anuncia-descoberta-de-planeta-habitavel-semelhante-a-terra.html