quarta-feira, 5 de março de 2014

Testes rápidos de HIV durante o Carnaval identificam 24 casos

Durante os dias da folia em Salvador, 24 pessoas foram detectadas com o vírus HIV, conforme divulgado pela Prefeitura de Salvador na manhã desta quarta-feira de cinzas (5). Os usuários com sorologia positiva contaram com apoio de aconselhadores e receberão todo o suporte necessário para o tratamento na rede de saúde municipal. 

O Projeto Fique Sabendo, realizado pelo Executivo municipal, realizou 4.280 testes rápidos durante o Carnaval. Além dos casos detectados de HIV, 68 casos de sífilis foram registrados, oito de hepatite C e cinco de hepatite B. Os pacientes soropositivos receberam encaminhamento para o Serviço Municipal de Assistência Especializada  (Semae), na Liberdade, para acompanhamento médico e multiprofissional, enquanto que os que foram reagentes para Sífilis e hepatites devem comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros, para realização de exame confirmatório. 

Dados do Ministério da Saúde indicam que, mais de 718 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Os testes podem ser feitos gratuitamente durante todo o ano em 91 postos de saúde do município.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/11030-testes-rapidos-de-hiv-durante-o-carnaval-identificam-24-casos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário