quarta-feira, 5 de março de 2014

Católicos de Inhambupe iniciam Quaresma com a celebração da Quarta-feira de Cinzas
















Hoje é celebrado em todo o mundo a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma (que por sua vez são os quarenta dias de preparação para a Páscoa). Por isso, em todas as missas celebradas hoje, cinzas abençoadas são colocadas em forma de cruz na testa de cada um dos fiéis, pelo sacerdote, que diz: “Lembra-te que és pó e em pó te converterás" Gn 3, 19) ou "Arrepende-te dos teus pecados e crede no Evangelho (Mc 1, 15)".

Aqui em Inhambupe a celebração começou por volta das 8 horas das manhã na Matriz, onde foi celebrada pelo o Padre Elzo, houve a despedida das irmãs franciscana do Bom Conselho que passou uma pequena temporada em algumas comunidade de Inhambupe, que são: Irmã Ivania, Irmã Rose, Irmã Josefa, Irmã Renata e Irmã Aparecida, e as comunidades que elas ficaram foram: Km 8, Tapera e Camamu,  uma das irmã falou sobre a semente que plantou irá geminar, e pediu oração para todas as irmãs e agradeceram ao Padre Elzo e a todos que ajudaram.

O período da quaresma foi criado pelos apóstolos de Jesus para lembrar os 40 dias de Jesus passou no deserto, os 40 anos do povo hebreu peregrinando, os 400 anos do povo hebreus cativo. "O número 4 significa, na tradição, o mundo simbólico em que vivemos e o zero significa o valor da nossa permanência na terra", diz João Carlos

A igreja propõe que esse período seja de oração, penitência e jejum. "Na missa de quarta-feira o padre faz a imposição das cinzas. As cinzas são a queima da palha do domingo de ramos do ano passado. A simbologia lembra que todos nós viemos do pó e ricos, pobres ou qualquer pessoa, todos retornaremos ao pó", conta.

O roxo, que significa penitência, é a cor litúrgica usada. Nas missas os cantos de alegria são suprimidos durante esses quarenta dias.

Nesta Quarta-Feira de Cinzas também acontece o lançamento da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem relação com a liberdade, com o tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Parte das Informações acima foi do site do G1.

As missas de quarta-feira de cinzas será:
10:30hs no Formoso;
15 horas no Mulungu;
17 horas nas Trincheiras;
19 horas na Matriz e Baixa Grande.

Abaixo veja o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade de 2014.
Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito,
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário