quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Geddel cobra atitude do governador sobre Buerarema

Os conflitos entre descendentes de índios Tupinambás e pequenos agricultores em Buerarema, no sul da Bahia, voltaram a se intensificar esta semana. Nesta quarta-feira (12), soldados do Exército desembarcaram em Ilhéus com o objetivo de reestabelecer a ordem na região, que envolve a demarcação de 47 mil hectares nos municípios de Una, Ilhéus e Buerarema.

Em sua conta no Facebook, o pré-candidato ao governo do estado, Geddel Viera Lima (PMDB), cobrou atitude de Jaques Wagner. “O governador não pode ser apenas mais um espectador, tem que ter atitude”. O peemedebista ainda lamentou a morte do produtor rural Juracy José dos Santos Santana. De acordo com testemunhas, o agricultor, de 44 anos, foi morto na madrugada de terça-feira (11) a tiros e teve a casa e o carro queimados.



“Ele [governador] tem o dever de cobrar da Polícia Federal a resolução do assassinato de Juracy. Este crime não pode ficar impune”, cobrou Geddel sobre o crime. A Delegacia de Una investiga o caso. Entretanto, nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Segurança Pública do Estado exonerou Pedro Emílio Chaoui do cargo de delegado da Polícia Civil de Buerarema. Quem assumiu foi Jackson Silva, que já foi delegado de Camacan.

Wagner pede auxílio

Apesar das cobranças, o governador Jaques Wagner, há cinco meses tenta sensibilizar o ministro da Justiça, José José Eduardo Cardozo para intervir de forma mais incisiva nos conflitos terça-feira (11), o comandante do Poder Executivo baiano fez novo pedido ao correligionário. Solicitou a aplicação do instrumento Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas regiões do sul da Bahia. “Repudio qualquer tentativa das partes de fazer justiça com as próprias mãos. O Brasil é uma democracia consolidada. As soluções surgirão via Judiciário e após muita negociação”, disse o governador.

Prisão de vereador

Um vereador da cidade de Buerarema, no sul da Bahia, foi preso na noite da última quarta-feira (12). Segundo informações da delegacia de Polícia Civil, o vereador Ariosvaldo Ribeira Vieira (PTB), foi conduzido pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar por desacato. O vereador teria sido preso por não respeitar a ordem de que fosse para dentro de casa, porque morava perto da região do conflito, na BR-101, no Bairro Novo. Sobre o caso, a OAB de Itabuna promete entrar com uma ação contra os policiais.


Fonte: http://www.bocaonews.com.br/noticias/politica/politica/80223,geddel-cobra-atitude-do-governador-sobre-buerarema.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário