domingo, 30 de junho de 2013

Popularidade de Dilma cai de 57% para 30%

A popularidade da presidente não passou ilesa pela onda de protestos que tomou conta do país, segundo pesquisa Datafolha

Após o início das manifestações, a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) despencou quase pela metade. Segundo pesquisa Datafolha divulgada no jornal Folha de S. Paulo neste sábado, em três semanas, a avaliação positiva do Governo Dilma caiu de 57% para 30%. Este é o percentual dos que consideram hoje a gestão boa ou ótima. Em contrapartida, o percentual de quem considera a gestão ruim ou péssima cresceu de 9%, desde o início do mês, para atuais 25%.

Em março, a aprovação de Dilma era 65%. A drástica queda na aprovação de Dilma, entre uma pesquisa e outra, só é comparada ao desempenho de Fernando Collor de Mello, em 1990, quando lançou seu plano econômico, caracterizado pelo confisco da poupança dos brasileiros.

Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), o resultado apresentado pelo Datafolha mostra que a partir das manifestações, a população despertou e percebeu que há uma distância muito grande do discurso para a prática. “Essas mobilizações fizeram cair o ‘véu da noiva’, a ideia de que tudo estava bem, que a população estava inclusa socialmente. Efetivamente as coisas não estão em termos de serviços públicos atendendo às necessidades da população”, afirmou. Segundo ele, a presidente só tem condição de recuperar aprovação com choque de gestão.

Já o deputado federal José Guimarães, líder do PT na Câmara dos Deputados, a pesquisa revela um dado de momento, que não é definitivo, nem deve ser motivo de apavoramento. “Com o que aconteceu no país, todos foram abalados. Se fizerem pesquisas sobre governadores, provavelmente vão estar com popularidade em queda. Temos que interpretar isso como necessidade de fazermos mudanças profundas”, defendeu o parlamentar.

Na avaliação de José Guimarães, para garantir mais investimentos em saúde e educação, é necessário fazer uma minireforma tributária, que tenha como centro a taxação das grandes fortunas.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

As manifestações têm sido pautadas pela aversão aos partidos e ao modo de fazer política. A pesquisa revela uma queda na avaliação de Dilma, mas ainda não expressa como demais lideranças foram afetadas.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/06/29/noticiasjornalbrasil,3083409/popularidade-de-dilma-cai-de-57-para-30.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário