quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Após vitória de Dilma, internautas protagonizam embate Nordeste x Sudeste


Logo após a confirmação da vitória de Dilma Rousseff nas urnas, a internet pegou fogo. A princípio, os internautas, em sua maioria, comemoraram a vitória da petista, mas, logo em seguida, os eleitores de José Serra (PSDB) no Twitter protestaram e atribuíram o resultado da eleição aos “esfomeados do Nordeste”. Na manhã desta segunda-feira, 01, veio a forte reação: a hashtag #orgulhodesernordestino foi o primeiro entre os assuntos mais comentados pelos brasileiros no microblog e chegou a atingir também o topo do ranking internacional.
A polêmica teria tomado corpo após o post da usuária Mayara Petruso, que tuitou ainda na noite de domingo: “@mayarapetruso: Nordestisto
não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!". Mayara, cuja conta no microblog foi excluída na manhã de segunda, teria usado o termo “nordestisto” como uma junção de nortista, moradores do Norte do país, e nordestino, moradores do Nordeste. Dilma venceu a eleição nas duas regiões. Veja outros posts de caráter preconceituoso:

@Vovo_Panico Gente, o que nois do Sul/Sudeste estamos fazendo no twitter ? vamos trabalhar pra sustentar mais 4 anos de Bolsa Familia do Norte/Nordeste !

@DanielCAmaral E esta eleição só comprovou algo que já sabemos há anos: a carência do nordeste é extremamente conveniente à política!

@Aka_NOT As calotas polares estão derretendo por culpa desse povo do Norte/Nordeste


Logo pela manhã, o termo “nordestisto” alcançou o topo dos Trending Topics e ainda surgiram na lista outros termos, como “Norte/Nordeste” e “Sul/Sudeste”. A grande maioria dos que tuitaram e responderam a Mayara se mostraram indignados pelo teor do post, classificado como “preconceituoso” e “xenófobo”. Muitos ainda lamentaram a agressão e argumentaram que Dilma também venceu a eleição no Sudeste — a petista obteve 1.630.614 eleitores a mais do que o tucano na região.


Apesar de remontar origens históricas, para o historiador da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (FFCH-UFBA), Valdemir Zamparoni, a polêmica Nordeste x Sudeste no Twitter é um fato isolado e não representa a opinião da maioria dos moradores da região mais rica do país. Zamparoni ancora-se no fato de que, mesmo desconsiderando a eleição no Nordeste, a petista venceria ainda com uma diferença de 1.873.507 votos.

“Não acredito que esta seja a opinião da maioria dos paulistas porque, se fosse, não teriam sido dados tantos votos para Dilma Rousseff. Acredito que trata-se de desespero eleitoral. O desesperado apela para a ignorância, para a violência e o preconceito”, analisa o historiador, acrescentando que reações xenófobas por parte dos moradores de São Paulo geralmente surgem quando há uma crise econômica no Brasil. “Isso aconteceu na crise do final dos anos 90, por exemplo, e o nordestino virou bode expiatório. Não há essa circunstância hoje”, opina.

O professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, Wilson Gomes, aproveitou o espaço no próprio Twitter para comentar o assunto. Gomes também considerou errado atribuir a eleição de Dilma a uma região e opinou que o termo “Nordestino” é, na verdade, uma espécie de eufemismo.

“@willgomes O conceito de "nordestino" se presta a assimilar todas as características de carência e incapacidade atribuídas abstratamente aos pobres (...) Como odiar os pobres é muito abstrato, ainda mais depois de beijá-los tanto nas campanhas, em 2010 a explicação-Nordeste entrou no baile”, tuitou.
Origens - Valdemir Zamparoni lembra que o preconceito com o Nordeste é antigo. Entretanto, ele explica que, antes dos nordestinos, os imigrantes europeus também foram vítimas dos paulistas. “Isso aconteceu no final do século XIX pelos mesmos motivos. O imigrante europeu foi tido como povo ignorante e que iria roubar o emprego dos paulistas”, explica.

Quando os nordestinos passaram a migrar para São Paulo no período de industrialização brasileira, entre as décadas de 60 e 80, tais migrantes foram recebidos com o mesmo preconceito. “Não acredito de maneira alguma que haja um retrocesso na sociedade brasileira nesse sentido hoje. Se houvesse, o brasileiro não teria eleito a maioria dos governadores da base aliada de Lula. A sociedade está convicta dos rumos que o país está tomando”, conclui Zamparoni.


Fonte:http://atarde.com.br/eleicoes2010/noticias/noticia.jsf?id=5644589

Um comentário:

  1. È preciso dizer a quem postou esta bobagem na Internet, que o Nordes-
    tino ao qual ele se refere, é o mesmo que ajudou a construir a grande Cidade que é São Paulo.Particularmente ,eu achoa que esse tipo de comentário vem de alguma pessoa ou grupo que não aceita a derrota da direita burguesa.E mais, o prconceito é muito antigo ,não só contra o Nordeste, mas também com outro migrantes.
    abs. Jorge pacoa

    ResponderExcluir