quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Com 93% das urnas apuradas, eleitores da Califórnia rejeitam legalização da maconha


Considerado o referendo mais polêmico dos inúmeros que ocorreram em paralelo às eleições parlamentares e para governador dos EUA, o projeto de lei que visava a legalização da maconha foi rejeitado por 54% dos eleitores da Califórnia, com 93% das urnas apuradas, indica a CNN.

Às 11h desta quarta-feira, o "não" tinha 54% dos votos contra 46% do "sim", informa a emissora americana.

Se confirmado, o resultado seguirá as últimas pesquisas -- que mostravam a oposição majoritária à descriminalização da droga. A Califórnia permite o uso da maconha sob prescrição, para o tratamento de doenças que vão desde a insônia até o câncer.

Horas antes do fechamento dos colégios eleitorais os promotores do projeto anteciparam a possível derrota da Proposta 19.

"O mundo inteiro está vendo", comentou Dale Sky Jones, um dos responsáveis pelo centro educativo sobre a maconha da Universidade Oaksterdam.

"A Proposta 19 teve impacto no debate nacional sobre a maconha e colocou a legalização entre os temas principais da política nos Estados Unidos", afirmou Stephen Gutwillig, diretor da organização Drug Policy Alliance.

Se aprovada, a medida conhecida como Proposição 19 representaria uma importante fonte de renda por meio de impostos para os cofres do estado, onde o consumo de maconha sob prescrição médica já é legal.

No entanto, ela também entraria em contradição com as leis federais, que seguem considerando a maconha uma substância proibida.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/824714-com-93-das-urnas-apuradas-eleitores-da-california-rejeitam-legalizacao-da-maconha.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário