quinta-feira, 13 de julho de 2023

Robô da Nasa descobre matéria orgânica em Marte, aponta artigo da "Nature"

O robô explorador Perseverance, da Nasa, encontrou uma matéria orgânica em Marte. Uma análise espectroscópica feita pelos instrumentos do rover Perseverance apontou indícios de moléculas de hidrocarbonetos nas rochas da região no Planeta Vermelho.

Mesmo sem muitos dados e informações da descoberta, ela se tornou significativa, já que o robô foi lançado em 2020 com o propósito de encontrar vestígios de vida em Marte.

A informação foi publicada nesta quarta-feira (12), na revista científica “ Nature”. O conteúdo porém não apontou de forma exata quais moléculas foram encontradas nesta possível matéria. Em 2022, a Nasa anunciou que o robô tinha encontrado sinal de possível vida microbiana no Planeta Vermelho.

O material foi encontrado na Cratera Jezero, onde o robô pousou em 2021.  O Perseverance sugeriu que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que se pensava.

O local onde o material estava,  foi um lago há bilhões de anos, e as hipóteses mais aceitas para explicar esse achado são a interação entre a água e a rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisão de meteoros, segundo publicação do G1.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/282199-robo-da-nasa-descobre-materia-organica-em-marte-aponta-artigo-da-nature