quinta-feira, 2 de março de 2023

Jessica Senra viraliza ao criticar vereador que fez comentário xenofóbico: “Para a burrice é necessário uma forte repressão”

A jornalista Jessica Senra viralizou após postar um vídeo no Instagram em que ela comenta o caso do vereador do Rio Grande do Sul, Sandro Luiz Fantinel (Patriota), que na última terça-feira (28) fez comentários preconceituosos com relação aos baianos. O edil fez ataques xenofóbicos após a descoberta da exploração de trabalho análogo a escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul.

 

O vídeo que discute sobre o caso foi retirado do jornal Bahia Meio Dia, na edição desta quarta (1), e se espalhou rapidamente devido ao discurso da jornalista. “Esse vereador ficou revoltado porque os trabalhadores escaparam e denunciaram as condições degradantes. A gente toca até tambor muito bem e temos praias lindas, mas essa não é a nossa única cultura, não, viu, vereador? A nossa cultura também é de não se deitar para autoritários, para tiranos, para senhores de engenho…”, alertou Senra.

 

A apresentadora ainda sugeriu que a declaração era fruto da “burrice” do político. “Eu costumo dizer que o preconceito é, antes de tudo, ignorância. Acredito que os preconceitos costumam ser alimentados por estereótipos e comentários discriminatórios por falta de conhecimento. O racista, por exemplo, que aqui no Brasil diminui pessoas pela cor da pele, geralmente não conhece toda riqueza e a beleza da cultura negra. Mas o escritor mineiro Luiz Rufatto disse uma vez que há uma importante diferença entre ignorância e burrice. Enquanto a ignorância é a falta de conhecimento sobre determinado assunto, a burrice é a incapacidade de compreender a realidade, por teimosia ou arrogância. Ou seja, a ignorância é justificada muitas vezes por causa da baixa escolaridade, da deficiência do sistema de ensino; já a burrice é imperdoável, porque está nas pessoas que se apegam a ideias pré-concebidas, a pré-conceitos, independentemente do nível de instrução ou da classe social que pertencem. A burrice costuma vigorar em locais permeados pela intolerância, por essa sensação equivocada de superioridade. Para a ignorância o antídoto é o conhecimento, já para a burrice é necessário uma forte repressão social, nesse caso com punições exemplares, como por exemplo - e no mínimo -, a perda de mandato desse homem que se mostra indigno de representar um povo miscigenado como o povo brasileiro”, cravou.

 

A publicação recebeu até o momento mais de 14 mil comentários, incluindo o de diversas personalidades famosas. Vanderson Nascimento, apresentador e colega de emissora de Jessica, escreveu: “Ainda bem que temos você”. Já o humorista baiano João Pimenta comentou: “Aqui foi aula”.

 

A atriz Camila Pitanga também expôs sua visão sobre o caso. “Burrice que chancela xenofobia e escravidão precisa sofrer o rigor da lei ! Obrigada, Jessica Senra, pela sua firmeza e lucidez”, comentou. O cantor Lucio Mauro Filho afirmou: “Bravo Jessica. Sempre lúcida! Viva o povo da Bahia!”. E a jornalista Astrid Fontenelle apontou: "Jessica, te aplaudindo de pé!!! Certeira!!!”.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/68995-jessica-senra-viraliza-ao-criticar-vereador-que-fez-comentario-xenofobico-para-a-burrice-e-necessario-uma-forte-repressao

Nenhum comentário:

Postar um comentário