segunda-feira, 13 de março de 2023

Jerônimo anuncia diálogo com movimentos sociais para construção de mutirão para diagnóstico de doenças

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que fará um mutirão para realizar o diagnóstico de doenças ao redor do estado, em parceria com os movimentos sociais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13), durante a entrega do Centro de Anemia Falciforme da Bahia (Cafba), no Garcia.

 


“O exame do pezinho tem que ser garantido em todo o estado da Bahia, mesmo em comunidades em que o parto é realizado com parteira, distante de um centro, distante de uma maternidade. Nós vamos fazer um grande mutirão, primeiro o chamado é para o estado assumir sua responsabilidade, também determinei para a secretária Roberta Santana [Sesab], que junto com os movimentos ligados a esse tema, possamos fazer um grande mutirão”, afirmou Jerônimo.

 

Presente na inauguração, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, reforçou que o governo federal fará ações em conjunto com a gestão estadual da Bahia.

 

“Tenho certeza que esse centro de referência estadual será, com apoio do ministério em parceria com a secretaria de estado, pulverizado em todo estado, de forma qualificada,  junto com as ações municipais da rede de policlínicas, com os exames dos mais simples aos mais sofisticados. Esse será apenas um dos primeiros atos que nós estamos fazendo”, comentou Miranda.

 

O governador também comentou sobre o funcionamento do Cafba e ressaltou a importância da entrega do centro para o diagnóstico e tratamento de Anemia Falciforme na população baiana.

 

“A entrega desse centro de referência estadual para as pessoas com doença falciforme tem um conjunto de intencionalidades. É de tratar as pessoas, é de fazer os exames necessários, é de encaminhar para outros centros quando acometidas de outros tipos de doença. O governo estadual e federal fazendo o seu papel”, disse Jerônimo.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/30290-jeronimo-anuncia-dialogo-com-movimentos-sociais-para-construcao-de-mutirao-para-diagnostico-de-doencas

Nenhum comentário:

Postar um comentário