terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Estudantes com deficiência visual da rede estadual são aprovados em universidades públicas

Estudantes com deficiência visual dos Centros de Apoio Pedagógico Especializado (Cape) – unidades da rede estadual da Educação Especial – comemoram aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado da chamada regular foi divulgado nesta terça-feira (28), pelo Ministério da Educação (MEC).

 

No CAPE ao Deficiente Visual de Feira de Santana, pelo menos sete estudantes foram aprovados. Renilza Amaral de Jesus, de 43 anos de idade, foi tomada pela emoção ao ver seu nome selecionado. Como sua pontuação no ENEM foi alta, ela disse que vai tentar o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

 

“Foi uma sensação maravilhosa esta vitória. O apoio dos meus professores foi essencial para que eu conquistasse a oportunidade de ingressar na Uesf [Universidade Estadual de Feira de Santana], onde vou cursar Filosofia e, no futuro, pretendo me especializar em Filosofia Afro Brasileira para me aprofundar na nossa história”, disse Renilza.

 

Quem também “pulou de alegria” foi Gessimar Couto Mota, de 18 anos, que, com o resultado do Sisu, vai cursar Educação Física na Uesf.

 

“Estou muito feliz e espero me sair bem no curso para que possa vir a ser professora na área. Para fazer a prova do SISU, tive o apoio de leitores e letras ampliadas, o que me deu tranquilidade. Mas foram meus pais e professores meus maiores incentivadores para chegar até aqui”, afirmou Gessimar.

 

“Vai ser uma experiência nova e minhas expectativas são as melhores de fazer um curso de Tecnologia no IFBaiano”, disse, emocionado, o jovem Alan Delon Alves dos Santos, de 23 anos de idade.

 

Mais velhos, Sílvio dos Santos, de 52 anos de idade; e Erielson Evangelista da Silva, de 47, também relataram ter ficado emocionados com a aprovação no Sisu, garantindo o acesso ao ensino superior para jovens com deficiência.

 

“É que completei 52 anos bem no dia que saiu o resultado no Sisu. Estou muito feliz, porque vou ingressar no curso de Ciências Econômicas da Uesf, depois de 28 anos desde que parei de estudar. Quem me incentivou a tentar ingressar na universidade foram meus professores do Cape. Fiquei surpreso por ter alcançado esta vitória, pois não estava me sentindo seguro. Mas, graças a Deus, deu tudo certo”, contou Sílvio dos Santos.

 

“A alegria e a satisfação de poder cursar Letras com Francês, na Uesf, são imensuráveis. Foi gratificante demais saber que o meu esforço teve um resultado positivo. Foi muita dedicação, muita luta, com incentivo dos professores, para colher os frutos agora. Minha expectativa é que, ao final da graduação, eu possa ter apoio e ferramentas que venham auxiliar no meu desenvolvimento profissional”, disse Erielson.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/277930-estudantes-com-deficiencia-visual-da-rede-estadual-sao-aprovados-em-universidades-publicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário