domingo, 5 de fevereiro de 2023

Comunidade na BA terá rede de energia pela primeira vez em 90 anos

“É um avanço para nós, uma comunidade humilde como essa, ter acesso à energia produzida na nossa própria localidade. O momento é histórico”. Líder da associação de moradores da comunidade isolada Xique-xique, situada no município de Remanso (BA), Maria Domingas Francisca dos Santos, 48, não esconde a emoção com a chegada da energia elétrica de fonte limpa e renovável, por meio da instalação de uma microrrede de energia solar, para as 110 famílias que ali moram.

Próxima ao Rio São Francisco, Xique-xique é uma pequena comunidade isolada, com cerca de 400 habitantes que vivem da agricultura familiar e da produção caseira de mel. A aproximadamente 720 quilômetros da capital Salvador, a localidade fundada nos anos 1930 recebeu esse nome devido aos inúmeros cactos da espécie encontrados na região.

Para os moradores que habitam a localidade, a maior dificuldade, até então, era a falta de acesso a energia. Ter eletricidade em casa 24 horas por dia era um sonho distante na maioria das residências da comunidade.

“O acesso à energia elétrica mudou muita coisa de pior para melhor. A gente desperdiçava muita comida porque não tínhamos como conservar os alimentos para consumir depois. Não dava para ter geladeira com a eletricidade limitada”, conta a aposentada Maria Celina da Silva Pereira, 63 anos.

Há cerca de 40 anos, a aposentada mora na comunidade com o marido, onde construiu a família e viu os dois filhos crescerem. Em 2005, a família adquiriu o primeiro equipamento de energia solar individual. O aparelho, porém, nunca foi suficiente para suprir o gasto na residência. Por conta disso, Maria Celina não podia ter eletrodomésticos em casa.

“Nunca imaginei que poderia ter um liquidificador, por exemplo. Até para assistir à televisão era uma dificuldade, porque consumia muita energia. Se chovesse, então, era uma dor de cabeça ainda maior. A gente também tinha muito problema respiratório por conta da fumaça do lampião, que era acendido com querosene”, relembra Maria Celina.

Por meio de um projeto inédito no Brasil, que teve início em 2019, a comunidade de Xique-xique foi contemplada pela Neoenergia com a instalação de uma usina solar e da rede de distribuição que formam o sistema de microrrede. O evento de inauguração ocorreu na última terça-feira (31/1).

“Agora, com o acesso à energia elétrica, o fogão a lenha passou a ser um fogão de gás. A gente consegue ter um ferro de passar roupa, podemos até mesmo beber uma água gelada, algo impensável antes. É uma grande conquista para a nossa comunidade ter também internet e poder comer uma carne fresca”, comemora a aposentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário