terça-feira, 13 de julho de 2021

Rede pública: volta às aulas semipresenciais na Bahia será dia 26 de julho, anuncia Rui Costa


 As aulas nas escolas da rede estadual de ensino da Bahia serão retomadas de forma semipresencial a partir do dia 26 de julho, em todas as regiões do estado. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (13), durante o programa Papo Correria, transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Ele explicou que as aulas nas escolas serão em dias alternados, com divisão das turmas pela metade e ações de respeito ao distanciamento social, como o espaçamento entre as carteiras escolares e também no transporte escolar, quando houver.

O gestor afirmou que ainda não há previsão de quando as aulas voltarão a ser 100% presenciais.

"Isso significa que serão em dias alternados, a turma será divida em duas, metade da turma irá segunda, quarta e sexta e a outra metade terça, quinta e sábado, por ordem alfabética, mas vamos dar a liberdade para que cada escola faça seu ajuste", disse o governador.


O governador revelou ainda que as salas de aula terão 50% da capacidade ocupada e divisão de grupos será por ordem alfabética.

As aulas presenciais estão suspensas na Bahia desde março do ano passado, quando o estado registrava pouco mais de 10 casos confirmados de Covid-19.

O governador da Bahia comentou sobre o parecer técnico da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que citou Deus para reprovar o pedido de apoio do Festival de Jazz do Capão, realizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

“O que eu penso é que não dar para condicionar apoio cultural e projetos culturais, submeter a ideologias ou a critérios partidários, políticos e ideológicos. Isso é o maior absurdo. Eu não concordo com isso e quem faz atividades culturais tem total liberdade para expressar suas opiniões”, disse Rui Costa.

O documento da Funarte também menciona uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como "um festival antifascista e pela democracia", para embasar o parecer de indeferimento do pedido.

Sputnik V

Rui Costa disse que a carga com as primeiras doses da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, que estava prevista para chegar ao estado no início de julho, deverá desembarcar em 15 dias na Bahia.

“Finalmente, os obstáculos foram vencidos. Foram 28 obstáculos que a Anvisa colocou e nós. Portanto, com essas 10 milhões de doses, a gente imuniza cinco milhões de pessoas. As vacinas devem chegar dentro de 15 dias no Brasil e na Bahia", disse o governador.

O governador ainda falou que acredita que todos os baianos com mais de 12 anos devem receber as duas doses da vacina contra Covid-19 até dezembro deste ano.

"Já vacinamos cinco milhões e, com a Sputnik, seriam 10 milhões de baianos vacinados. Nós temos 15 milhões de habitantes e, desses 15 milhões, uma parte é menor de idade, menor de 12 anos. Portanto, ficaríamos muito próximo da imunização de toda a população vacilável. Minha expectativa é que a até dezembro a gente consiga", afirmou.

Fonte: G1

https://www.acordacidade.com.br/noticias/245742/rede-publica-volta-as-aulas-semipresenciais-na-bahia-sera-dia-26-de-julho-anuncia-rui-costa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário