quarta-feira, 31 de março de 2021

Mortes entre jovens com Covid-19 crescem 447% na Bahia, diz Sesab

Mais de 331 mil jovens entre 20 e 39 anos contraíram o novo coronavírus na Bahia desde o início da pandemia. Ao analisar o número de óbitos mensais nesta faixa etária, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) identificou um aumento de 447% no comparativo de março deste ano com novembro de 2020.

 

“Em apenas quatro meses, o número de óbitos nesse grupo cresceu vertiginosamente. Por serem a base da pirâmide da força de trabalho, naturalmente estão mais expostos à infecção. Porém, ao não utilizarem a máscara, se recusarem a manter o distanciamento social e não higienizarem as mãos com frequência, agravam a situação”, afirmou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

 

A Sesab aponta para o alto risco de participar de grandes festas, como os famosos “paredões”, que geram considerável aglomeração de pessoas tanto em Salvador quanto no interior do estado.

 Foto: Divulgação / Sesab

“A Covid-19 é uma doença traiçoeira, pois não há um perfil definido de quem terá sintomas leves ou graves, ainda que as comorbidades como obesidade, diabetes e hipertensão sejam elementos para agravar a situação. Ainda assim, há jovens que não sentem nada e outros que são intubados e morrem, o mesmo ocorrendo com idosos”, destacou Vilas-Boas.

 

Sozinha, a faixa etária de 30 a 39 anos teve um incremento de 553% no comparativo das mortes ocorridas em novembro de 2020 e março de 2021. Já os jovens entre 20 e 29 anos tiveram um aumento de 250% no mesmo período.

Foto: Divulgação / Sesab

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/26258-mortes-entre-jovens-com-covid-19-crescem-447-na-bahia-diz-sesab.html

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário