terça-feira, 30 de março de 2021

Livro remonta revoltas populares em cordel: ‘Energia ancestral popular poderosíssima’

“Trago histórias versadas / Passadas no chão do Brasil./ Conto memórias de sangue / De gente que não desistiu / Da vida liberta no mundo / Sem um dono ou senhoril”. Com estes e outros versos, o baiano Pedro de Albuquerque Oliveira apresenta seu livro “Revoltas Populares no Cordel”, com lançamento online previsto para esta terça-feira (30), partir das 19h, pela Editora Teatro Popular de Ilhéus.

 

Em formato e-book e audiobook, a obra usa a linguagem do cordel e ilustrações assinadas pela multiartista Naiara Gramacho para remontar levantes populares ocorridos no Brasil, a exemplo da Conjuração Baiana, Independência da Bahia, Cabanagem, Balaiada, Guerra de Canudos, Revolta da Chibata e a história de Palmares.

 

“Sempre gostei da poesia que a literatura popular do cordel traz. É algo de tão complexo e simples ao mesmo tempo. Tem uma energia ancestral popular poderosíssima. Vivi minha infância e adolescência em Ilhéus, pude presenciar de perto a arte de Gilton Thomaz (cordelista) e Azulão Baiano (repentista), foram eles que me incentivaram e ensinaram a literatura de cordel. Franklin Costa (cordelista) também foi uma grande influência”, conta Oliveira, que é formado em Artes Cênicas e Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jornalismo pela FSBA e Rádio/TV pela Uesc, além de ter pós-graduação em Gestão Cultural (Uesc), e atualmente fazer mestrado em Ensino e Relações Étnico Raciais pela UFSB e licenciatura em História pela Uesc.

 

Segundo o autor, a ideia do livro surgiu diante de uma lacuna existente na educação do país. “Quando pensei nesse projeto, sobre as ‘Revoltas Populares no Cordel’, acreditava que o material pedagógico destinado ao ensino de história em muitos casos é incompleto quando se trata de revoltas populares no Brasil”, lembra ele, apostando que transformar as histórias em cordel “tornaria mais acessível a jovens e crianças” e seria “mais lúdico e agradável”. 

 


Livro tem ilustrações assinadas por Naiara Gramacho | Foto: Reprodução

 

“Além de valorizar a cultura literária do cordel, pensei que poderia oportunizar um acesso à história do povo brasileiro. Destinado principalmente a crianças e jovens, o livro é acessível a todos os públicos. Isso é um compromisso que tenho. Por isso também fizemos a versão em áudio. O foco principal é fortalecer a importância dessas lutas nas conquistas populares no país. Pensar isso de forma decolonial e encarnada foi o formato que mais me instigou”, explica.

 

A escolha dos temas, de acordo com Pedro, se deu por grau de importância e representatividade popular. “Além de serem fatos históricos em que o povo teve, pelo menos, algumas vitórias no decorrer da guerra, também levou-se em conta a proximidade com o universo nordestino, espaço que ocupo e sou apaixonado, além de ser o berço do cordel brasileiro”, pontua o escritor baiano, que por ser ator, jornalista e radialista, faz ele mesmo a locução do audiolivro. “Foi uma experiência rica, pois interpreto essas histórias da forma como elas vieram ao meu pensamento. A gravação, edição e mixagem deste material belíssimo é de Eli Arruda, um artista muito querido aqui da região do Litoral Sul da Bahia”, conta.

 

Por enquanto, o material estará disponível apenas em formato virtual (ebook e audiobook), mas o autor não descarta a possibilidade de lançar uma versão impressa. “É uma possibilidade que temos pensado. Entretanto é uma marca do grupo Teatro Popular de Ilhéus - do qual faço parte - dialogar com o agora, a contemporaneidade. Por isso propusemos esse projeto na ideia de entrarmos mais um pouco no universo virtual. Acreditamos que nesse formato poderemos dialogar com um maior número de pessoas. Entretanto pensamos, em algum momento, em transformar essas histórias num formato impresso também”, diz o baiano. “Como a maioria de nossos sonhos e desejos... Deixa passar a pandemia”, completa.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/40225-livro-remonta-revoltas-populares-em-cordel-energia-ancestral-popular-poderosissima.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário