sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Pesquisa avalia eficácia de uso de bicarbonato de sódio para tratar sintomas de Covid-19

Uma pesquisa da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avalia a eficácia do tratamento de pacientes de Covid-19 com bicarbonato de sódio, usado para ajudar a melhorar a saturação de oxigênio no sangue.

O tratamento, que ainda é experimental, já foi feito em cerca de 300 pessoa no Acre - na capital Rio Branco e em Tarauacá, no interior do estado. A pesquisa começou em julho do ano passado e está na sua fase inicial, coletando dados e materiais e avaliando os primeiros resultados.

Carolina Pontes, coordenadora da pesquisa, diz que o estudo foi aprovado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Cnep). O projeto de tratamento com o uso de bicarbonato para pacientes com Covid em casos leves, moderados e graves surgiu após análise e testes em laboratórios, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar.

Em casos leves, o tratamento é feito por meio de nebulização; já nos casos mais graves, a solução é aplicada diretamente no pulmão do paciente e sugada em seguida.

De acordo com a pesquisadora, a solução à base de bicarbonato ajuda a deixar a secreção pulmonar mais fluida, melhorando os sintomas iniciais e a saturação de oxigênio no sangue do paciente.

Porém, a médica destaca que a aplicação da solução deve ser feita por profissionais.
"Importante destacar que essa solução é uma solução que existe no hospital e que deve ser ministrada por médicos. Receitas caseiras não possuem eficácia nenhuma comprovada", destaca.

Tratamento

O médico João Rodrigues, de 32 anos, teve 80% dos pulmões comprometidos pela Covid. O profissional de saúde de Cruzeiro do Sul passou cinco dias internado no pronto-socorro de Rio Branco. Em um período de oito dias, teve sintomas graves da doença.

“Eu já estava sem conseguir respirar em ar ambiente, passei uma madrugada no oxigênio”, contou.

Na avaliação de Rodrigues, o tratamento à base de bicarbonato de sódio contribuiu para que superasse a doença. “A melhora foi significativa. Só agradecer a Deus e a equipe, cada profissional da UTI”, disse.

No Acre, foram registrados mais de 53 mil casos de Covid-19, e total de mortes no estado era 921 até domingo (14), segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).


Fonte: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2021/02/15/pesquisa-aponta-eficacia-em-tratamento-de-300-pacientes-da-covid-com-bicarbonato-de-sodio.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário