sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Fiocruz deve começar a produzir vacina contra Covid-19 no fim de janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prevê o início da produção da vacina AstraZeneca/Oxford no Brasil para o dia 20 deste mês. Isso porque a chegada dos ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs), está programada para meados de janeiro.

 

Segundo a Agência Brasil, o Complexo Industrial de Bio-Manguinhos, da Fiocruz, que fica na zona norte do Rio de Janeiro, foi preparado para processar o IFA por meio de um acordo de transferência de tecnologia. O primeiro milhão de doses deve ser entregue ao Ministério da Saúde entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

 

A previsão da Fiocruz é que a produção ganhe maior escala nas semanas seguintes. A partir de 22 de fevereiro, o Bio-Manguinhos deve entregar 700 mil doses diárias ao Programa Nacional de Imunizações.

 

O acordo entre o governo federal, a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford prevê que 100,4 milhões de doses serão produzidas no primeiro semestre de 2021 com ingrediente farmacêutico ativo importado.

 

No segundo semestre, a Fiocruz deve nacionalizar a produção do IFA, o que possibilita a entrega de mais 110 milhões de doses ao PNI.

 

A Fiocruz deve apresentar até esta sexta-feira (8) o pedido de uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que o governo negocia para importar da Índia, à Anvisa. Com o pedido protocolado e aprovado pela Anvisa, a vacinação pode começar ainda em janeiro.

 

As negociações para a importação estão avançadas e as doses devem custar 5,25 dólares cada uma, o que gera um valor total de cerca de R$ 60 milhões, incluídos os custos com a operação (etiqueta e bula), armazenagem e transporte das vacinas.

 

Já o registro definitivo da vacina AstraZeneca/Oxford no país continua em avaliação na Anvisa. A previsão da fundação é que todos os documentos necessários para a aprovação sejam entregues até o dia 15 de janeiro.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/25586-fiocruz-deve-comecar-a-produzir-vacina-contra-covid-19-no-fim-de-janeiro.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário