quinta-feira, 15 de outubro de 2020

PROFESSORA EDINETE - 90666 Candidata a Vereadora de Inhambupe Bahia fala para o blog Edu Castro


 Quem é professora Edinete?

Meu nome é Edinete de Santana Reis, sou professora da rede municipal, dona de casa, casada e mãe. Venho de uma família humilde, meus pais são lavradores e feirantes, assim com muito esforço puderam proporcionar o estudo de suas cinco filhas.

Desde o inicio de minha educação escolar, sempre estudei em colégios públicos do município, completei o ensino fundamental II e o ensino médio em Magistério, onde aprendi com grandes profissionais do município valores éticos, ser compromissada, responsável e dedicada a novos horizontes, formada pelo Colégio Estadual Mario Costa Filho.

Assim que me formei comecei a trabalhar em lojas do comercio local, de confecção, sapataria, telefonia e supermercado. Mas nenhuma das atividades me satisfazia profissionalmente, foi quando tomei a iniciativa de realizar um curso de informática e comecei a dar aulas de reforço escolar para crianças do primário e logo depois, fui convocada pelo ex-prefeito do município, Leônidas Simões no ano de 2001, para o meu primeiro emprego como docente, já que era formada em magistério e tinha um ano sem me identificar com o trabalho no comércio.

Isso foi o que me influenciou na carreira profissional, trabalhar como docente no município, posteriormente a busca incessante pelo conhecimento e a identificação com a área de biologia levaram-me a prestar vestibular para Licenciatura em Biologia, na FTC – EaD (Faculdade de Tecnologia e Ciências Ensino a Distancia) a qual ingressei sem a necessidade de realizar o vestibular ingressando diretamente graças a uma boa média obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Como a área de educação já era algo notório no meu dia a dia, foi de fácil ascendência, porque já havia lecionado pelo município como docente contratada no período de 2001 à 2004, a partir de então comecei a me identificar e gostar da área de educação cada vez mais.

Esta escolha na formação de Licenciatura em Biologia foi de grande importância e corroborou para o desenvolvimento da minha vida profissional e pessoal.

Havia realizado o concurso público municipal em 2007, fui convocada no ano de 2008 para ocupar o lugar e cargo de docente pelo mesmo concurso, assumindo assim uma sala de aula.

Em 2009, penúltimo ano de minha graduação e ultimo ano dos antigos gestores, passei a ser dirigente da Escola Municipal Josafá Alves dos Santos, colégio de porte grande, localizado na zona rural, acolhe discentes desde a pré-escola até o ensino médio.

Fui escolhida pela equipe de gestores devido ao mérito pela dedicação como bom profissional, ética, compromissada e responsável. Novamente mudanças e novas experiências em minha vida.

Em 2011 concluí a pós-graduação em Educação Ambiental pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM).

Como gestora, aperfeiçoar é necessário, no dia 04/05/2011 em Inhambupe, deu se início a capacitação continuada de dirigentes, visando tornar a gestão mais qualificada e participativa. Confesso que não foi fácil, o trabalho e as obrigações de casa quase me fez desistir no primeiro momento das atividades, onde cada um falava algo diferente do que fiz, mas, deu para concluir nesse primeiro estudo que a função social da escola, busca compreender as ligações existentes entre escola e comunidade fazendo assim parcerias, para a formação de cidadãos, habilitando-os para o convívio social e preparando-os para o mercado de trabalho. Foi mais uma conquista Essa Pós-graduação em Gestão Escolar.

No ano de 2016 fui convidada para participar do Curso de Qualificação Educação com Energia, que utiliza a metodologia Energia que Transforma, um projeto da Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e Procel. Onde estive representando o nosso município. Está registrado na pág 50 da edição impressa do Educação com Energia, de novembro de 2016, gráfica Santa Marta, João pessoa Paraíba, o trabalho desenvolvido. Fui mais um marco em minha trajetória.

Ao longo dos anos participei de outras qualificações também, isso é necessário, e em 2019 conclui mais uma Pós-graduação no Ensino de Química.


Por que quer ser vereadora de Inhambupe?

Abraço o desafio de lutar para representar a comunidade inhambupense, bem como a categoria da educação na câmara de vereadores. Sendo os seus olhos, ouvidos e a voz destes. Para Inhambupe ser uma cidade mais digna para sua população. Para chamar a atenção da sociedade que, além das outras áreas importantes como saúde, agricultura, infraestrutura, habitação e segurança, precisa-se ter um olhar dedicado para a educação.

Pois, para que qualquer uma dessas áreas possa ser melhorada é necessário ter passado por estes soldados (educadores) que forma o cidadão, o qualifica para o mercado de trabalho e o capacita para o exercício da cidadania plena.


Quais as propostas e projetos?

Como vereadora terei o dever de:

 Ser a voz da educação e da comunidade inhambupense na câmara de vereadores;

 Realizar avaliação criteriosa sobre os diversos orçamentos de nosso município;

 Fiscalizar a aplicabilidade das finanças públicas do nosso município;

 Realizar o estudo, discutir e votar projetos que poderão virar leis municipais em prol da nossa sociedade.

Para a Educação em geral e sociedade assumirei também o compromisso de:

 Cobrar a manutenção eficaz nas estruturas das escolas municipais, garantindo um local de qualidade para todos;

 Fiscalizar o investimento contínuo para a merenda escolar, garantindo uma alimentação saudável para os alunos;

 Fiscalizar e cobrar que o transporte escolar seja garantido com qualidade e segurança;

 Qualificação geral da educação – Capacitação dos profissionais para o atendimento do público que necessita de atendimento especial bem como os demais, para que este seja realizado de forma adequada. A educação pública precisa de qualidade;

 Buscar melhorias para o desenvolvimento da agricultura familiar, estimulando a preservação dessa atividade essencial;

 Incentivo a projetos culturais regionais;

 Cuidar da juventude através de incentivos esportivos e culturais.


Considerações finais

Que a nossa população acredite no novo, depositando a sua esperança para que possamos ter uma Inhambupe renovada, reforçando o desejo de dias melhores, nessa nova candidata que tem um ideal de prosperidade para todos.

Acredito também que Inhambupe precisa ser respeitada, livre do ódio, do rancor e do preconceito. Merece ser uma cidade verdadeiramente democrática, onde possamos conviver com as diversas religiões, culturas, preferências e afinidades políticas e não de politicagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário