sábado, 5 de setembro de 2020

Covid-19: Diretor da OMS diz que prioridade de vacina é de abrangência global



A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta sexta-feira (4), recomendações para uma possível vacinação contra o novo coronavírus e fez um alerta sobre a necessidade de atenção para doenças não contagiosas, como câncer e problemas respiratórios. Segundo o Estadão, o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que quando a vacina estiver disponível, a prioridade deve ser a imunização de pessoas do grupo de risco do mundo inteiro. 

“A diretriz será vacinar pessoas de vários países, e não todas as pessoas de um país. Isso é um imperativo de saúde pública, sem isso os países de baixa renda continuarão a sofrer com as consequências do vírus e a recuperação da economia global estará atrasada”, disse o representante da OMS.

O conselheiro sênior do diretor-geral, Dr. Bruce Aylward, também contou que o desenvolvimento da versão mais grave da Covid-19 é o principal receio para reabrir economias e fronteiras. Ele expicou que por isso é necessário vacinar os profissionais da saúde, idosos e pessoas do grupo de risco. “A intenção da OMS é liberar quantidades pequenas da vacina para que os países possam vacinar seus grupos de risco, assim reduzimos a chance de doença severa. Esta é a chave para reabertura das sociedades", revelou.

Já o diretor-geral da entidade, afirmou que pessoas com doenças não contagiosas representam grupo de risco para o novo coronavírus. “A Covid-19 causou danos às pessoas com doenças não contagiosas. Elas estão mais vulneráveis à forma mais grave da doença. Na semana que vem vamos celebrar a semana global contra doenças não contagiosas. Vamos fazer um conjunto de publicações que deverão ser aplicadas para além da pandemia, com instrumentos de financiamento que sejam estendidos sobretudo para países de baixa renda”.

O diretor anunciou que a OMS apoia "de todo o coração" a volta do comércio e entende que o confinamento foi difícil para vários países. “O foco é reabrir a economia de uma maneira segura e com atenção a novos focos”, disse.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24814-covid-19-diretor-da-oms-diz-que-prioridade-de-vacina-e-de-abrangencia-global.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário