domingo, 9 de agosto de 2020

História do Dia dos Pais

O “Dia dos Pais” é uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores.
No Brasil, o "Dia dos Pais" é comemorado no segundo domingo de agosto, sendo portanto, uma data variável.
Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. No país, a comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
Durante esse dia, acontecem diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares, troca de presentes por todo o país.

Origem do Dia dos Pais

Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que na Babilônia, cerca de 4 mil anos atrás, um jovem chamado Elmesu, esculpiu em argila, uma mensagem para seu pai, desejando-lhe votos de saúde e felicidade.
Mais recentemente, em 1909, a data surgiu nos Estados Unidos, idealizada por Sonora Louise Smart (1882-1978). Sua ideia era fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919), guerreiro e veterano na guerra civil, que criou seis filhos depois de sua esposa morrer no parto.
O Dia dos Pais (Father's Day) foi oficializada nos Estados Unidos pelo presidente Richard Nixon (1913-1994), em 1972. Entretanto, foi comemorada pela primeira vez no país em 19 de junho de 1910, dia referente à data de nascimento do pai de Sonora Louise.
Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo: Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador, Índia, dentre outros.
Em diversos países do mundo, outras datas foram eleitas para a comemoração:
  • 19 de março - Em Portugal, Angola, Bolívia e Itália.
  • Primeiro domingo de setembro - Na Austrália e na Nova Zelândia.
  • 23 de fevereiro - Na Rússia.
  • 21 de junho - Na Grécia e na Noruega.
  • Segundo domingo de novembro - Na Suécia, Finlândia e Estônia.
Para saber mais sobre a origem da data: Dia dos pais: como surgiu essa comemoração?

Frases para o Dia dos Pais

Confira abaixo algumas frases proferidas por diversas personalidades da história. O importante é refletir sobre a figura paterna e compreender a importância dela nas nossas vidas:
  • Tornar-se pai é fácil. Difícil é sê-lo.” (Wilhelm Busch)
  • Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros.” (Mahatma Gandhi)
  • Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola.” (George Herbert)
  • Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos.” (Anne Frank)
  • Quando o filho aprende com o pai, ambos dão risada. Quando o pai aprende com o filho, ambos choram.” (William Shakespeare)
Fonte: https://www.todamateria.com.br/historia-do-dia-dos-pais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário