domingo, 19 de julho de 2020

Cacique Raoni é levado para UTI após agravamento de anemia e problemas renais



Uma das principais lideranças indígenas no Brasil, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade de Sinop, no estado do Mato Grosso, para onde foi transferido de avião neste sábado (18). O líder da etnia Kayapó já estava internado em um hospital na cidade de Colíder, distante 684 de Cuiabá. 

Segundo o boletim médico divulgado neste sábado, Raoni está acordado, mas se alimenta com dificuldade e se queixa de fraqueza. A piora do seu quadro é devido ao agravamento de uma anemia e problemas renais. 


Em junho, o líder indígena perdeu a esposa, Bekwyjkà Metuktire, e, desde então, tem apresentado um quadro depressivo. O cacique vive no Parque Nacional do Xingu, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá.


“Raoni foi transferido para Sinop (MT), onde vai fazer novos exames. Estou muito preocupado com meu tio. Vamos fazer tudo para ele ficar bom”, disse ao Estadão o intérprete de Raoni, seu sobrinho Megaron Txucarramãe.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250873-cacique-raoni-e-levado-para-uti-apos-agravamento-de-anemia-e-problemas-renais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário