sexta-feira, 17 de julho de 2020

Amazonas recebeu três linhagens do coronavírus, diz Fiocruz



O estado do Amazonas recebeu três linhagens diferentes do novo coronavírus (SARS-CoV-2), segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a Agência Brasil, a descobrta foi feita por meio de amostras do vírus em pacientes na capital Manaus, em quatro municípios da Região Metropolitana, três em Manicoré e no Rio Madeira.

O estudo foi desenvolvido pela equipe de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia. O líder da pesquisa e vice-diretor do núcleo, Felipe Naveca, diz que as linhagens encontradas, A.2, B.1 e B.1.1 sugerem que foram feitas pelo menos três introduções do vírus no estado. Ele diz que não existe evidência se uma linhagem pode levar a estados mais graves da doença do que outras. Mas existem estudos que mostram que algumas delas podem ser mais transmissíveis.

O vice-diretor conta que essas linhagens são mais encontradas em amostras da Austrália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. “Esses vírus podem ter chegado direto de quem veio de fora do país, não necessariamente estrangeiros, mas brasileiros que estavam viajando e trouxeram o vírus direto para Manaus. Ou também pode ser que tenha vindo para outras regiões do Brasil e depois migrou para o Amazonas”, analisa.

Desde março, a equipe sequenciou 37 genomas do vírus. "Essa informação é muito importante para as ações de vigilância, para saber que o vírus se espalhou mesmo em municípios mais distantes, em mais de uma linhagem do vírus, para traçar estratégias de combate e saber por onde esse vírus entra, como está se propagando dentro do nosso estado”, explicou Naveca.

TRANSMISSIBILIDADE

Pelo menos seis linhagens do coronavírus foram encontradas no pela equipe da Fiocruz no Rio de Janeiro: A.2, B.1, B.1.1, B.2.1, B.2.2 e B.6. Foram analisadas 95 amostras colhidas dos primeiros pacientes da Covid-19 em todas as regiões do Brasil, entre o fim de fevereiro e o final de abril.


A líder do estudo, a pesquisadora Paola Cristina Resende, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), explica que o subtipo B.1.1 se espalhou rápido pelo país e pode estar relacionado à transmissão comunitária no Brasil.

A investigação sugere que a linhagem tenha surgido na Europa por volta do dia 2 de fevereiro, chegado ao Brasil algumas semanas depois e alcançado diferentes regiões do Brasil em meados de março. A mesma linhagem foi encontrada também em outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai, além dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24521-amazonas-recebeu-tres-linhagens-do-coronavirus-diz-fiocruz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário