A Prefeitura da cidade de Inhambupe emitiu ontem (06) em suas redes sociais, uma nota de esclarecimento e questionando um atestado de óbito emitido pelo Hospital Regional Dantas Bião, localizado na cidade de Alagoinhas.
O texto se trata de uma paciente que estava hospitalizada no Hospital Antônio Carlos Magalhães, no próprio município, e de acordo com os sintomas apresentados (febre, diarreia, e dispneia) entrou no protocolo de casos suspeitos no dia 27 de maio. Foi realizada coleta para diagnóstico laboratorial através do método RT-PCR, que é o padrão ouro de diagnóstico de infecção pela Covid-19.
Porém, esta paciente necessitou ser transferida para uma unidade com maior suporte para a manutenção da sua vida. Então, no dia 29 de maio, a central de regulação autorizou a transferência para o Dantas Bião.
No dia 31 de maio, o LACEN emitiu o laudo do exame laboratorial realizado no Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães, o qual apresentou resultado negativo para o SARS CoV-2. Imediatamente, o laudo do LACEN foi encaminhado para a central de regulação do hospital, a fim de descartar a suspeita de infecção pela Covid-19. No entanto, uma nova coleta de RT-PCR já havia sido realizada no dia 30 de maio, pelo Hospital Regional Dantas Bião. Novamente, o resultado foi NEGATIVO.
Infelizmente, a paciente evoluiu a óbito na manhã de 04/06/2020, mas a Secretaria de Saúde obteve a informação da causa morte somente no período da tarde. Diante do ocorrido, vem se buscando informações sobre qual o critério diagnóstico foi adotado pelo (a) médico (a) que atestou o óbito, uma vez que os dois laudos do LACEN tiveram resultados negativos.
Ainda em nota a Prefeitura acredita que houve equívoco do médico que emitiu a Declaração de Óbito, já que a paciente havia sido testada duas vezes e o resultado foi negativo em ambos. Diante disto, a Secretaria Municipal de Saúde estará encaminhando um parecer técnico ao Núcleo Regional de Saúde para solicitar a devida alteração da causa morte, junto à câmara técnica de vigilância do óbito.
Por: Alagonews
Fonte: http://alagonews.com.br/inhambupe-prefeitura-questiona-atestado-de-obito-por-covid-19-emitido-pelo-dantas-biao/