Quem poderá ser testado

Existem algumas regras para que a pessoa possa se tornar um voluntário para testar a nova vacina. Segundo informações, devem ser pessoas entre 18 e 55 anos de idade e, preferencialmente, da área médica com trabalho intensivo com o novo coronavírus. Além destes, quem trabalhar em locais de risco e estiver dentro da faixa etária estipulada, também poderá ser testado. 

O processo de recrutamento deve começar a qualquer momento durante o mês de junho e seguirá as regras apresentadas acima para a seleção. A proposta é de que 500 pessoas recebam a real ChAdOx1 e outras 500 recebam a vacina para Meningite, que funcionaria como uma espécie de placebo. 

A princípio todo este processo deve ser bastante seguro, visto que tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Acompanhamento durante o período do teste

Se engana quem pensa que é só recebe a vacina e acabou o trabalho. O acompanhamento com o voluntário durará um ano, contando, no mínimo, cinco reencontros para consultas e exames de sangue que busquem por possíveis efeitos colaterais. 

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/114746-covid-19-vacina-teste-de-oxford-chegou-ao-brasil-e-agora.htm