sábado, 2 de maio de 2020

"Precisamos nos colocar no lugar do outro" falou a Professora Mônica em entrevista ao Blog Edu Castro em Inhambupe Bahia


1,  Blog Edu Castro Quem é Mônicka Moura ?

Mônica Moura -  Sou professora,uma mulher simples, de bem com a vida ,45 anos ,filha do falecido major Honorato (corredor de vaquejadas e açougueiro ) e de Dona Genalda (quituteira) que nos criou entregando salgados e bolos no comércio local. Meus pais se separaram quando eu tinha 9 anos e minha mãe lutou pra nos dar uma educação digna que a gente pudesse levar por toda a vida. Ela é e sempre será meu alicerce meu porto seguro, tudo que sou devo a ela. Cursei os anos iniciais na Escola Dr Sátiro Dias, o fundamental II e o ensino médio na Escola Dr Luis Coelho concluindo em 1994. Concluir em 2016 o curso de Pedagogia na FAEL ( Faculdade Educacional da Lapa ) e a Pós Graduação em Alfabetização e Letramento em 2017 pelo Instituto EDUCARE. 
Fui Vice diretora na comunidade de Lagoa e Diretora escolar por duas vezes (na comunidade do km 8 e na comunidade de Matinha a qual fiquei como professora durante 08 anos e onde tive a honra de ter 3 afilhados ). Ao todo tenho 5 afilhadas .
E hoje sou responsável e organizo desde 2017 o Bloco Concertinetes, um grupo totalmente voltado para mulheres.

2. Blog Edu Castro O que é política na sua opinião ?


Mônica Moura -  Cada um tem a sua opinião sobre política e devemos respeitar e não querer impor a nossa vontade. O voto é seu e você faz dele o que achar melhor dentro da sua visão. Política não é time de futebol ou religião não precisamos fazer dela uma guerra santa. Não gostaria de perder amizades por causa de minhas posições políticas, se as perder é porque nunca foram meus amigos, vivemos num país livre, democrático ou não? Nós mulheres precisamos ter uma participação mais ampla e efetiva na política, é essencial para melhorar todos os outros índices de desigualdade. Os altos índices de violência contra a mulher estão diretamente ligados ao baixo número de representantes femininos, é necessário formular políticas públicas para o enfrentamento deste problema. A mulher está conquistando seu espaço como mulher empreendedora ,precisamos nos apropriar da política, ser protagonista das mudanças que se quer ver . 



3. Blog Edu Castro -  O que tem feito em Inhambupe na área social ?

Mônica Moura -  Sempre estou disposta a ajudar as pessoas com algo concreto ou até uma palavra amiga , já senti na pele algumas necessidades e é tão gratificante quando você recebe uma mão amiga nos momentos mais críticos em que já passamos ou poderemos vim a passar. Precisamos nos colocar no lugar do outro. Desde cedo sempre estive envolvida em causas sociais, tenho vários registros, mas sempre evitei divulgar , pois como diz o versículo da Bíblia em Mateus capítulo 6 ( Quando fizer algo bom, não o faça para ser notado. Não deixe que sua mão esquerda saiba o que sua mão direita faz. Antes seja sábio e humilde. Não se exiba nem se gabe e, naturalmente,será notado e alcançará o mérito, pois Deus verá e o recompensará). Eu estou envolvida em todas as áreas, em tudo que é importante para o bem comum, gosto de valorizar e divulgar o trabalho das pessoas .


4. Blog Edu Castro Qual a sua opinião sobre a gestão municipal ?

Mônica Moura -  Nós conhecemos bem o prefeito Nena. Eu o admiro como administrador. Ele é um homem sério e honesto, está tentando recuperar a cidade, a qual tinha dívidas ,a prefeitura não estava tendo crédito para adquirir nada, hoje ela está com crédito na praça e salário dos funcionários em dia. Administra o município para todos, independente de quem o elegeu. A saúde do município está melhorando, hoje existem parcerias com hospitais em Salvador e com a policlínica em Alagoinhas. Para o paciente conseguir uma consulta demorava semanas, era algo desumano, os agendamentos ficaram mais ágeis. A gestão desenvolve um trabalho que objetiva contribuir para qualidade de vida através do apoio social e psicológico. O esporte também foi inserido, seria iniciado o campeonato municipal com uma excelente premiação ao qual está a frente o secretário de esportes Rodrigo Taigra  e o coordenador de esportes Nem Goleiro que é meu irmão. E a educação que é uma das áreas mais essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade, em 2018 tivemos uma crise envolvendo a gestão e nós educadores o qual lutamos contra um projeto e vencemos com o apoio da população e de alguns vereadores , a merenda e o transporte escolar não deixou a desejar  durante esta gestão. Eu na eleição passada estava do lado oposto, mas soube com o tempo reconhecer o bom trabalho de Nena á frente do executivo, porque precisamos parar de paixão por políticos e sim analisar o contexto político ao qual se encontra nossa cidade, e hoje vejo como um excelente gestor que precisamos dar continuidade ,errou sim quando mexeu com nós professores, mas quem não erra? Nunca conseguimos nada sem lutar .  

5. Blog Edu Castro Qual a sua opinião sobre os vereadores de Inhambupe ?

Mônica Moura - Sua pergunta alerta e nos estimula a acreditar que ainda temos chance de mudar o cenário político do legislativo que perdura em nosso município ,não desmerecendo os atuais. Nós necessitamos renovar os nossos representantes na câmara municipal, ter uma bancada composta também por mulheres . 

6. Blog Edu Castro O que todo vereador deve fazer ? 


Mônica Moura - Cobrar empenho, indicar, interceder através de requerimentos as demandas e serviços junto á gestão. Fiscalizar é uma das atribuições importantes e isso os vereadores fazem e aqui temos uma harmonia entre o legislativo e o executivo. O vereador deveria criar e implantar a câmara itinerante, que levaria as sessões até a população, é uma ideia que daria trabalho,devido a locomoção de materiais e equipamentos da câmara ,mas que poderia surtir resultado. O povo poderia comparecer nas sessões,ver de perto o trabalho de cada um eleito pelo povo, pois estaria mais perto deles . Acredito que se a população não vai até a câmara , a câmara deve ir até a população ( zonas rurais principalmente ). È muito importante que o povo participe das decisões que vão interferir na vida de todos nós Inhambupenses. Aí você pode até dizer : Mas tem as sessões online ,e eu respondo, mas nem todos tem acesso ás redes sociais por diversos motivos. Então precisamos estreitar o relacionamento da câmara com o povo. A câmara tem um papel fundamental no desenvolvimento da cidade, por lá passam muitos projetos que irão beneficiar a cidade e aos seus cidadãos. 



7. Blog Edu Castro Considerações Finais :

Mônica Moura -  Agradecer primeiramente a Deus porque Ele é o Senhor de tudo. A você Eduardo,  um amigo, colega de profissão e profissional do mundo digital, dono do Blog Edu Castro pela oportunidade de falar um pouco sobre mim. Aos meus amigos e  familiares que sempre estão do meu lado em todos os momentos. E aproveitando este espaço que é tão acessado nacionalmente, agradecer em meu nome e em nome de minha mãe por todo apoio e ajuda financeira que veio através dos amigos professores, comerciantes  ,vereadores, Nena, Isabel, pais de alunos, amigos de outras cidades e estados, quando em 2018 lutamos todos juntos pra que minha mãe conseguisse fazer um tratamento contra um câncer o qual saiu vitoriosa, que Deus toque sempre no coração de cada um de vocês e assim  os protejam e os livre de todo o mal.
VOCÊ SÓ IRÁ FRACASSAR SE DESISTIR !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário