segunda-feira, 20 de abril de 2020

Atualização de dados no ‘Monitora Covid-19’ pode ajudar médicos em caso de emergência



A atualização correta dos dados no aplicativo ‘Monitora Covid-19’, do governo da Bahia, pode ajudar as equipes médicas caso esse paciente precise ser atendido em uma emergência. Isso é possível porque a ferramenta vai compilar não só o histórico de saúde da pessoa, mas a progressão dos sintomas, quais orientações médicas já foram passadas e quais medicamentos ela já tomou.

O app pode ser baixado por qualquer pessoa. Quem não estiver com qualquer sintoma poderá acompanhar as orientações sobre como se prevenir para não ser contaminado. Se a pessoa cadastrar sintomas que não estejam relacionados ao coronavírus, ela será classificada como verde. Nesse primeiro momento, os pacientes desse grupo recebem orientações gerais sobre saúde e cuidados básicos, e podem ou não receber um telefonema médico a depender da demanda.

Se a pessoa tiver sintomas como febre, tosse e dor na garganta, por exemplo, ela pode ser classificada como amarela caso não seja do grupo de risco, ou de laranja se tiver alguma comorbidade associada que possa levar eventualmente ao agravamento do quadro (saiba mais aqui). 

Nesses casos, segundo Hêider Pinto, coordenador de pesquisa de inovação e saúde da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), a pessoa deve atualizar diariamente como ela está se sentindo. "É imprescindível preencher todos os dias a progressão dos sintomas dela. Ela não é uma pessoa que está em uma unidade de saúde, sendo acompanhada por um agente de saúde. Não é uma pessoa que está no hospital, onde todo dia passa uma equipe pra saber o que a gente chama de evolução. Essa pessoa está em casa, mas precisa ter a sua saúde monitorada. Daí que vem o nome do aplicativo", explica.

De acordo com a evolução do paciente que está em casa, a orientação para aquele caso pode mudar: "O serviço de saúde pode mandar alguém pra casa dela, ou pode pedir pra ela se internar, a gente pode pedir pra chamar o Samu... enfim, a situação que seja", aponta Hêider.

Já se a pessoa, independente da condição ou idade, tiver algum sintoma respiratório em fase aguda, será indicada como vermelho pelo “Monitora Covid-19”. Nesse caso, o preenchimento pode ajudar ainda mais em caso de emergência: "Eu estou na urgência, esse paciente chegou pra mim. Se ele usa o ‘Monitora Covid’, eu consigo saber as informações desse paciente e o que foi orientado pra ele pelo aplicativo", alerta o coordenador.

ALIANDO ESTRATÉGIAS
A estratégia da Secti e da Sesab é aliar quatro ferramentas: o “Monitora Covid-19”; o mapa de calor com as regiões com mais casos de pessoas sintomáticas (veja aqui); um aplicativo para médicos identificarem pacientes entre os casos suspeitos (veja aqui); e a Plataforma de Registro Eletrônico, que reúne informações de diversos prontuários eletrônicos do paciente para gerar um quadro mais completo da pessoa que será atendida.


BAIXE O 'MONITORA'
O aplicativo “Monitora” possibilita o registro de informações de pessoas com suspeita da Covid-19, viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. O app está disponível gratuitamente na plataforma android, sendo, posteriormente, disponibilizado para iOS. Para localizá-lo, é preciso fazer a busca digitando “monitoracovid”, com as duas palavras juntas, e fazer a seleção do aplicativo “Monitora Covid-19”, de cor azul, de autoria do “Governo da Bahia”, ou acessar diretamente este link: https://bit.ly/2UYHR9L.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247190-atualizacao-de-dados-no-monitora-covid-19-pode-ajudar-medicos-em-caso-de-emergencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário