segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Arqueólogos acham 6 mil peças históricas em obra de requalificação na Avenida Sete



Arqueólogos acharam mais de seis mil peças históricas durante a perfuração do solo na obra de requalificação da Avenida Sete de Setembro. Entre os itens encontrados estão  cerâmicas portuguesas do século XVI, moedas, cachimbos, contas de colares e até ossos.

O trabalho de sondagem arqueológica durou mais de seis meses, em 108 pontos da via. A verificação do terreno foi feita após autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a prefeitura, ainda há resgate de material em andamento, segundo o G1.

Os arqueólogos encontraram também cerâmicas de produção local e importação, além garrafas de vidro de produção industrial e artesanal.

Todo o trabalho dos arqueólogos foi feito em conjunto com as obras. Por causa dessas intervenções, trechos específicos da obra foram interrompidos temporariamente, para o resgate dos artefatos.

Além de autorizar o trabalho na via, o Iphan também acompanha todo os achados. A prefeitura não detalhou para onde os artefatos serão levados, nem se o instituto será responsável pelas peças.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/240451-arqueologos-acham-6-mil-pecas-historicas-em-obra-de-requalificacao-na-avenida-sete.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário