sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Cientistas criam laser capaz de fazer um 'buraco' na realidade

Um laser superpoderoso refletido em um espelho de plasma poderia perfurar o espaço e tempo, segundo especulações teóricas

O jornal de física Physical Review Letters publicou uma pesquisa nesta semana sobre a nova tecnologia de laser desenvolvida por cientistas. Embora as informações presentes no texto sejam muito técnicas, o Ars Technica conseguiu fazer uma suíte sobre o assunto, na qual descreve uma possibilidade assustadora para o futuro do laser

Segundo o site, se o laser for utilizado em conjunto com um espelho de plasma, ele poderia causar um buraco no Universo. Isso aconteceria porque lasers têm a tendência de perfurar materiais, quando seu raio está focado; mas por que o Universo seria "perfurado"?
A quantidade de energia enviada pelo laser seria tanta que causaria a destruição de qualquer material, porém o espelho de plasma já é "destruído" ao máximo, sendo um gás instável. Portanto, quando a luz o atingisse, os elétrons iriam acelerar para frente e para trás no campo elétrico. Ao fazê-lo, o espelho absorve e re-emite a luz na direção oposta.
Basicamente, a luz estaria batendo em uma superfície com vibrações tão rápidas e focadas- e refletindo do mesmo modo- que poderia "cortar através do espaço e tempo".
Vale lembrar que essas informações são baseadas em estudos teóricos científicos. "Vai funcionar na realidade? Acho que sim", diz Chris Lee, repórter do Ars Techinica.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/cientistas-criam-laser-capaz-de-fazer-um-buraco-na-realidade/90497

Nenhum comentário:

Postar um comentário