terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Criaram um travesseiro antirronco e com cancelamento de ruído

Fones de ouvido com cancelamento de ruído, como o excelente WH-1000XM3, da Sony, fazem um serviço impressionante de silenciar o mundo ao seu redor — presumindo que você de fato consiga usá-los. Colocar fones de ouvido na hora de ir dormir para silenciar um roncador ao seu lado não é prático e nem confortável. Então, pesquisadores da Universidade Northern Illinois estão integrando uma tecnologia parecida em um travesseiro customizado para reduzir os sons perturbadores dos roncos. Efetivamente, estão criando um travesseiro antirronco.
Travesseiros inteligentes não são uma ideia nova: se alguma tecnologia pode ser enfiada em um objeto aleatório, você pode ter certeza que alguém já pensou em fazer isso. Porem, embora as ofertas atuais, como o Zeeq, da Rem-fit, consigam detectar o ronco próximo e tentar afogá-lo, bombeando ruído branco por meio de caixas acústicas integradas, um travesseiro inteligente que simplesmente aumenta o ruído perturbador em seu quarto está longe de ser a solução ideal.
Desta vez, conforme detalhado em um artigo publicado no IEEE/CAA Journal of Automatica Sinica, pesquisadores da Universidade Northern Illinois fizeram algo diferente. Eles criaram um travesseiro com caixas acústicas que usa algoritmos adaptativos para ajudar a minimizar os sons do ronco da mesma forma que um par de fones de ouvido com cancelamento de ruído pode ajudar a silenciar os sons aleatórios de um ônibus lotado, mas ajustado em tempo real para uma frequência e padrão de som específicos. Um microfone próximo captura os sons de alguém roncando, enquanto outros dois captam os sons do ambiente em um cômodo, que são então todos processados por um algoritmo adaptativo.
Todo roncador tem um som diferente, e, durante a noite, os padrões de respiração e a posição variável de um dorminhoco podem mudar drasticamente os sons de seu ronco ou chiado. Bufadas rápidas podem eventualmente se estender até os sons de uma motosserra atravessando um espesso tronco. Usar um algoritmo que é capaz de ajustar e adaptar suas capacidades de cancelamento de ruído aos roncos, que se tornam mais longos e mais curtos de repente, pode oferecer um melhor desempenho em relação a um filtro único que é, em vez disso, projetado para silenciar todas e quaisquer frequências que chegam.
© Fornecido por F451 Midia Ltda.
Em seus testes, os pesquisadores descobriram que o travesseiro conseguiu reduzir o barulho dos sons de ronco em até 31 decibéis. Isso é uma queda suficiente para fazer um aspirador barulhento soar como um murmúrio em escritório silencioso. É uma melhoria notável, considerando que a pessoa fazendo todo o barulho está bem do seu lado, em um cômodo silencioso. Mas será que algum dia o ruído dessas pessoas será completamente silenciado?
Vai saber o quanto as técnicas de cancelamento de ruído vão evoluir. Porém, se essa tecnologia um dia for transformada em um produto pronto para o consumidor, as filas nos supermercados e lojas especializadas por um produto que promete melhorar seu sono e salvar seus relacionamentos serão bem longas.
Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/curiosidades/criaram-um-travesseiro-antirronco-e-com-cancelamento-de-ru%C3%ADdo/ar-BBT7LTH

Nenhum comentário:

Postar um comentário