quinta-feira, 7 de setembro de 2017

7 fatos desconhecidos sobre o 7 de setembro e a independência do Brasil

Dom Pedro I tinha apenas 23 anos quando proclamou a independência do Brasil. A juventude do então príncipe regente, por si só, já merecia estar numa lista de curiosidades como a que o leitor confere a seguir:

1. Diferente do que mostram pinturas sobre o fato, “O Brado do Ipiranga” foi testemunhado por apenas oito pessoas além da sua guarda, que não teria mais de 15 soldados.
2. Diferente do herói retratado pela independência do país, a decisão de Dom Pedro I se deu por conta de uma sucessão de eventos sociais, políticos e econômicos. É também resultado da ação de uma camada intelectual ligada à elite agrária.
Resultado de imagem para monumento grito do ipiranga
3. O Brasil possuía apenas 4,5 milhões de habitantes em 1822, o equivalente a metade da população atual da cidade de São Paulo

4. O Museu do Ipiranga foi inaugurado no ano de 1895 e o Monumento, em 1 922, por ocasião dos 100 anos do processo que tornou o Brasil um país independente.
5. Dom Pedro I era músico e compôs a música do Hino à Independência, que teve a letra escrita pelo poeta, jornalista e político carioca Evaristo da Veiga.
6. As margens plácidas do córrego Ipiranga nasce cristalino a poucos quilômetros do Monumento, no Jardim Botânico da cidade.
7. D. Pedro I proclamou a Independência montado burrico e não num alasão.
Item Bonus: No dia da Independência, Dom Pedro sofria de uma terrível diarreia.
Fonte: com agências
http://www.tnh1.com.br/noticias/detalhe/noticia/10-fatos-desconhecidos-sobre-a-independencia-do-brasil/?cHash=e2dbca870e2ebc031a2f3fef400c791d

Nenhum comentário:

Postar um comentário