quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Banco do Brasil reabre sua agência na cidade após permanecer fechada por quase onze meses em Inhambupe


Nesta segunda-feira (7), a agência do Banco do Brasil do município de Inhambupe, distante a 156 km de Salvador, reabriu para atendimento ao púbico depois que os seus caixas eletrônicos foram explodidos por criminosos na madrugada do dia 12 de dezembro de 2015.

Semanas após o ocorrido, o Banco do Brasil já havia reestruturado a sua agência, considerada uma das maiores da região, e reinstalou os caixas de autoatendimento que tinham sido danificados.

Porém, o Banco decidiu não abrir as portas novamente, alegando falta de segurança e o risco de novas investidas criminosas, embora essa tivesse sido a única explosão aos caixas eletrônicos da agência nos quase 30 (trinta) anos de funcionamento na Cidade.



Em razão dessa postura do Banco, instituições civis, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Alagoinhas e Câmara de Dirigentes Logistas  (CDL) de Inhambupe, encaminharam ofícios através dos quais pediram providências à Superintendência do Banco do Brasil na Bahia, a fim de que a agência em Inhambupe fosse reaberta para atendimento ao público, já que a demanda pelo serviço é expressiva e o terminal bancário mais próximo fica em Alagoinhas, a 42 km, ou na pequena agência de Aporá, com aproximadamente a mesma distância.

Além disso, o advogado Diego Brandão apresentou representação contra o Banco no PROCON-BAHIA, que notificou a Instituição Financeira para responder no prazo legal e, após essa manifestação, a diretoria de fiscalização do Órgão concluiu pela ilegalidade da postura do Banco. O procedimento instaurado ainda está em andamento e o Banco do Brasil corre o risco de ser autuado com multa que pode ultrapassar os R$ 100.000,00 (cem mil reais), caso não haja adequação total às normas de defesa do consumidor.

Na mesma linha de insatisfação caminhou a Câmara de Vereadores de Inhambupe, que aprovou moção de repúdio ao Banco do Brasil na sessão ordinária do dia 26 de julho, solicitando inclusive que a agência suspendesse a cobrança das tarifas bancárias enquanto não normalizasse integralmente o serviço prestado aos correntistas e demais usuários.

Temendo possíveis condenações nos procedimentos instaurados, o Banco do Brasil se apressou e reabriu a agência, porém, não está operando com a movimentação de numerários, recusando-se, por exemplo, a realizar saques e depósitos em dinheiro, o que levantou críticas dos correntistas e de comerciantes locais, já que grande parte das negociações no comércio são realizadas através do pagamento em espécie.

A cidade de Inhambupe possui ainda outras 3 (três) agências bancárias em regular funcionamento, a exemplo do Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credite.

(Fonte:Ronaldo Leite Blog) 
http://davidgouveiablogshow.blogspot.com.br/2016/11/inhambupe-banco-do-brasil-reabre-sua.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário