domingo, 23 de outubro de 2016

Chuva de meteoros vai até novembro, mas visibilidade é baixa

Imagem composta de várias fotos tiradas durante a chuva de meteoros Orionídeas mostra alguns dos meteoros que cruzaram o céu no dia 21 de outubro em South Park, no estado de Colorado (Foto: Reprodução/Facebook/Joe Randall)

Chuva de meteoros Orionídeos vive pico entre esta sexta e sábado.
Visibilidade pode ser prejudicada por luminosidade da Lua.

Do G1, em São Paulo
Imagem composta de várias fotos tiradas durante a chuva de meteoros Orionídeos mostra alguns dos meteoros que cruzaram o céu no dia 21 de outubro de 2014 em South Park, no estado de Colorado (Foto: Reprodução/Facebook/Joe Randall)
 
Até o início de novembro, quem olhar para o céu na direção da Constelação de Órion poderá ter a sorte de observar a chuva de meteoros Orionídeos.O fenômeno, que ocorre todo ano nesta época e é visível tanto do hemisfério norte quanto do hemisfério sul, começou em meados de outubro e vai até o início de novembro. Segundo a Nasa, o fenômeno vive seu pico entre esta sexta e sábado (21 e 22).
Segundo o astrônomo Cásiso Barbosa, autor do Blog Observatório, do G1, o melhor horário para observar o céu seria entre 22h e meia-noite. Depois, só os meteoros mais brilhantes, que são a minoria, serão visíveis.
Para tentar ver os meteoros, também é preciso que o local de observação esteja escuro.
Este ano, o fenômeno deve ser caracterizado por poucos meteoros e a visibilidade pode ser prejudicada por causa da fase da Lua (cheia até esta noite e minguante a partir de amanhã), cujo brilho deve ofuscar outros objetos celestes.
A chuva de meteoros Orionídeos ocorre quando a órbita da Terra cruza com detritos originários do Cometa Halley.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/10/chuva-de-meteoros-vai-ate-novembro-mas-visibilidade-e-baixa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário