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terça-feira, 20 de outubro de 2015

Petrobras cria canal independente para receber denúncias

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (19) a contratação de uma empresa especializada em receber e analisar denúncias de irregularidades a fim de facilitar o combate à corrupção. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas depois do surgimento de acusações feitas pelo Ministério Público do Paraná e pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato. O objetivo principal é aprimorar e fortalecer a governança corporativa da companhia, informa a empresa, em nota, de acordo com a Agência Brasil. A análise das denúncias ficará a cargo da Contato Seguro, empresa contratada a partir de processo licitatório. 

A ela caberá escutar e acolher as acusações, que poderão ser encaminhada por qualquer pessoa por meio do website da Petrobras, que estará conectado diretamente com a empresa contratada, ou por telefone. Segundo a Petrobras, o canal funcionará 24h por dia, com atendimento em diversos idiomas, como português, inglês e espanhol, pelo telefone. A previsão é que até o final de novembro o canal deve estar operando. A empresa informou que as denúncias poderão ser feitas de forma anônima, com exceção de casos que envolvam questões comportamentais, como violência física e psicológica, assédio moral e assédio sexual. O sistema utilizado pelo canal não permite rastreamentos que possam identificar o denunciante. "No site do canal de denúncias estará disponível um formulário para preenchimento com informações que permitam a apuração da irregularidade, como a descrição dos fatos ocorridos, a unidade e o período em que aconteceram, assim como informações de pessoas ou empresas envolvidas", informa a empresa, em nota. 

O denunciante poderá encaminhar documentos e indicar testemunhas das irregularidades. "As mesmas informações deverão ser prestadas quando a denúncia for feita por telefone", diz a nota. A Petrobras informou ainda que o denunciante vai receber um código e poderá acompanhar pelo site do canal as providências tomadas em relação à denúncia. "A empresa responsável remeterá o caso à Ouvidoria-Geral da Petrobras, que dará o tratamento adequado às irregularidades relatadas".

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/180355-petrobras-cria-canal-independente-para-receber-denuncias.html