Impostômetro de Inhambupe

Veja no Blog

terça-feira, 23 de junho de 2015

Pesquisadores encontram 'chave' para a produção de vacina contra Aids

Três artigos publicados nas revistas científicas Science e Cell na última quinta-feira (20) apontaram um caminho para a criação de uma vacina eficaz contra o HIV, vírus causador da Aids. De acordo com informações do jornal O Globo, a vacina poderá se basear na “ponta” da proteína usada pelo vírus para se ligar e invadir o tipo de célula do corpo humano onde se reproduz. 

Apesar do HIV ter a capacidade de mudar a configuração das proteínas em sua superfície, para não sofrer da ação do sistema imunológico, a ponta desta proteína não muda e funciona como uma “chave” que funciona em uma fechadura. “À medida que o HIV passa por mutações no paciente, o sistema imunológico se adapta continuamente”, afirma Pia Dosenovic, primeira autora do artigo publicado na “Cell”. “Em alguns pacientes, este processo leva à produção de anticorpos de ampla neutralização, que são anticorpos incomuns capazes de se ligarem e neutralizarem uma grande gama de variantes do HIV que circulam globalmente. E é a produção destes anticorpos que estamos tentando estimular com uma vacina”, explica. 

Os anticorpos de ampla neutralização são aqueles que identificam e neutralizam esta “chave”, mesmo que o vírus mude inteiramente a estrutura de todo resto da proteína que o suporta. Existe uma dificuldade: o código se desfaz quando os pesquisadores realizam tentativas para isolá-lo da cadeia de proteínas virais, o que impossibilita que haja a transposição direta na produção de uma vacina. Diante do desafio, os pesquisadores sintetizaram “imunogênicos”, moléculas capazes de induzir as células B, responsáveis pela produção de anticorpos , de forma que elas “respondam” a esta chave. A vacina fabricada em teste funcionou bem quano aplicada a camundongos, segundo David Nemazee, professor do Instituto de Pesquisas Scripps, na Califórnia, e autor sênior do artigo sobre o tema publicado na “Science.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/174293-pesquisadores-encontram-039chave039-para-a-producao-de-vacina-contra-aids.html