sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Nutricionista mantém qualidade da alimentação escolar em Inhambupe

1779943_355631157946123_2067160644734831191_n
Manter a qualidade da alimentação escolar, acompanhar a distribuição de gêneros e o consumo dos alunos nas escolas. É essa ação que vem sendo feita regularmente na Rede Municipal de Educação pela nutricionista responsável técnica pela Alimentação Escolar de Inhambupe, Maísa Moura. O trabalho prevê visitas regulares a todas as unidades da rede, tanto na sede quanto às escolas do interior do município.
Segundo Maísa, o objetivo primordial do trabalho é garantir e estimular as boas práticas na distribuição dos gêneros alimentícios, garantindo a higienização e o equilíbrio na confecção do cardápio, que atende a critérios como regionalidade dos alimentos e o respeito à faixa etária. Nesse aspecto, a nutricionista destaca a inclusão de alimentos como feijão tropeiro, sopas, frutas regionais, sucos de frutas e de polpa, pães, biscoitos e bolachas de goma, servidos nos lanches em dois turnos, matutino e vespertino.
“Hoje trabalhamos com a perspectiva da preservação da saúde, tomando todos os cuidados para que todo o processo desde a distribuição dos gêneros, até a prática de servir aos alunos seja feita sem falhas. Esse acompanhamento nos dá maior segurança nos resultados”, enfatiza Maísa. Além dos cuidados com a qualidade do cardápio, a nutricionista orienta as merendeiras e os gestores das escolas sobre a importância dos alimentos e o valor nutricional de cada um e de acordo com as necessidades diárias.
Todo o controle, distribuição e armazenagem dos alimentos servidos aos cerca de 8.200 alunos das creches, pré-escola e do ensino fundamental I e II da rede municipal é realizado pelo coordenador da Alimentação Escolar Edmilson da Silva Souza. Ele se responsabiliza pelo recebimento, conferência, controle de qualidade e validade das mercadorias que chegam à Secretaria de Educação através de licitação e/ou fornecidas pela agricultura familiar.
Além das escolas normais, o município possui duas escolas de tempo integral (a Creche Arlete Magalhães e a Escola Luiz Eduardo Magalhães), que servem três refeições diárias. Cada escola possui cozinha e merendeiras, e confeccionam suas próprias refeições.

Fonte: http://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2014/11/13/nutricionista-mantem-qualidade-da-alimentacao-escolar-em-inhambupe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário