Impostômetro de Inhambupe

Veja no Blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Sul da Bahia apresenta maior percentual de Souto; apoios geram empate no nordeste


Sul da Bahia apresenta maior percentual de Souto; apoios geram empate no nordeste
 
Fotos: Max Haack e Elias Dantas/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
 
Os cortes regionais, permitidos pela pesquisa Ipespe/ Bahia Notícias, mostraram que diferenças entre mesorregiões se confirmam também nos índices dos três principais candidatos ao governo da Bahia, quando a pesquisa cita os nomes dos postulantes ao Palácio de Ondina. Enquanto no sul da Bahia o candidato Paulo Souto (DEM) aparece com 58% das intenções de voto, a média dele em todo o estado é de 47%. O candidato democrata aparece também com percentual acima da própria média nas regiões centro-norte (49%) e centro-sul (55%). Na região do vale do São Francisco, Souto apresenta a menor média entre as seis mesorregiões, com 34% das intenções de voto – com os apoios de ACM Neto (DEM) e Aécio Neves (PSDB) o índice cai para 28% das intenções de voto.

Já o candidato do PT, Rui Costa, fica acima dos 14% da média estadual no extremo oeste (22%), no vale do São Francisco (16%), no centro-norte (18%) e no nordeste da Bahia (26%). É na região nordeste, inclusive, em que os apoios do governador Jaques Wagner, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocam um empate técnico entre Rui e Souto. Nesse extrato da Bahia, o petista fica com 37% dos votos, diminuindo a diferença para o democrata, que fica com 39% das intenções de voto. No âmbito da Região Metropolitana de Salvador, Rui aparece como opção de voto para 9% dos entrevistados, menor índice apresentado pelo candidato em todas as regiões pesquisadas.

Com 9% das intenções de voto no estado, a senadora Lídice da Mata (PSB) possui seu maior percentual, de 16%, na Região Metropolitana de Salvador – a candidata foi prefeita da capital entre 1993 e 1996. Lídice, todavia, não pontua na região extremo oeste do estado, onde candidatos de siglas menores, como Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU), detém 1% das intenções de voto. Nas demais mesorregiões, a socialista fica com 4% no vale do São Francisco e no centro-norte, 8% no nordeste e 7% no centro-sul. Na região sul, Lídice possui o mesmo percentual estadual. Na relação dos apoios, com Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (PSB) citados, a senadora apresenta números silimilares aos mostrados quando ela não é associada a outros políticos. Entre os dias 8 e 12 de agosto, a pesquisa Ipespe/ Bahia Notícias ouviu 1.800 eleitores em 75 municípios da Bahia. A margem de erro é de 2,6% para mais ou para menos e o índice de confiança de 95%. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BA-00009/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/158866-sul-da-bahia-apresenta-maior-percentual-de-souto-apoios-geram-empate-no-nordeste.html