quarta-feira, 25 de junho de 2014

Messi brilha, faz dois e Argentina confirma 1º lugar


Messi brilha, faz dois e Argentina confirma 1º lugar
 
Foto: Getty Images
 
Ele foi decisivo nos dois primeiros jogos, contra Bósnia e Irã. Na tarde desta quarta-feira (25), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o craque Lionel Messi brilhou mais uma vez. Com dois gols, um deles brilhante, o ídolo argentino comandou a seleção na vitória sobre a Nigéria por 3 a 2, assegurando a terceira vitória na Copa do Mundo e o 100% de aproveitamento na primeira fase.
Com nove pontos, a Argentina de Lionel Messi agora só espera para saber quem será seu adversário nas oitavas de final. Apesar da boa campanha da França, os quatro times do grupo E detém chances de encarar os Hermanos na próxima fase.

O jogo está marcado para próxima terça-feira (1º), às 13h, no Estádio Itaquerão, em São Paulo.

Do outro lado, apesar da derrota, a tarde foi de alegria e alivio. Com quatro pontos, a seleção da Nigéria foi a primeira equipe africana e marcar presença na lista das dezesseis finalistas da Copa do Mundo 2014.

Os africanos, assim com os argentinos, aguardam para saber quem será o 1º do grupo E (França, Honduras, Suiça e Equador) e descobrir o oponente da fase decisiva.

Dois gols em quatro minutos
Em 2010, o goleiro Enyeama parou o craque Lionel Messi com grandes defesas. Uma Copa depois, o ídolo argentino só precisou de dois minutos para derrubar o paredão nigeriano. Mascherano viu Di María sem marcação e tocou em profundidade. O camisa 7 bateu forte e acertou a trave. A bola pegou nas costas do goleiro nigeriano e bateu no poste mais uma vez. Na sobra, Lionel Messi pegou em cheio de perna esquerda e estufou a rede: Argentina 1 a 0.
 
Comemoração dos Hermanos? Apenas por alguns segundos. No lance seguinte, Musa dominou dentro da área, pelo lado esquerdo. Cortou para o meio e bateu colocado, tirando do goleiro Romero. Tudo igual no Beira-Rio: Nigéra 1x1 Argentina. O jogo começou bom. Aos 8, Di María arriscou de longe e Enyeama espalmou. O lance seguiu, a Argentina trocou passes até a bola chegar em Higuaín. O atacante, pressionado, tirou do goleiro nigeriano, mas bateu para fora.
 
O futebol argentino, nos primeiros 20 minutos, foi empolgante. Marcação do meio de campo para frente, movimentação dos atacantes e boas trocas de passes. Aos 15, em nova tentativa, Aguero buscou Higuaín dentro da pequena área, mas Enyeama se jogou e impediu o conclusão do passe.
 
Aos 24, de novo pela esquerda, Di María tocou para grande área, mas, um pouco atrasado, Lionel Messi deu o carrinho só que não conseguiu tocar a bola para o fundo do gol. A resposta africana veio através do meia Odemwingie. O camisa 8 arriscou de longe e mandou para fora.
 
As equipes, pelo visto, gostaram da ideia de testar o goleiro adversário, bater de fora. Aos 30, Di María soltou uma bomba no canto esquerdo e Enyeama foi buscar, espalmando para escanteio.
 
Antes do intervalo, com a partida já equilibrada, os argentinos levaram mais um golpe. Lesionado, o atacante Aguero caiu no gramado e foi substituído por Lavezzi. 
 
Messi duas vezes
Aos 43, em cobrança de falta, Lionel Messi bateu com muita categoria, buscando o ângulo esquerdo, mas o goleiro Enyeama estava lá para impedir o segundo argentino. Fez uma bela defesa e espalmou para escanteio. Três minutos depois, o camisa 1 não teve o mesmo sucesso em um lance muito semelhante. De falta, Messi cobrou no mesmo lado, desta vez, o arqueiro nigeriano sequer saiu do lugar. Apenas assistiu a bola estufar a rede para o segundo gol do atacante do Barcelona na partida: Argentina 2 a 1.
Repeteco: dois gols em 4 minutos
Se no primeiro tempo a seleção da Argentina começou com tudo, no segundo tempo foi a vez dos africanos. Musa tabelou com Emenike e entrou na grande área. Tirou do goleiro Romero, bateu no canto direito e deixou tudo igual de novo no Beira-Rio: 2 a 2.

A vantagem da Nigéria, porém, demorou muito pouco tempo. Aos 3, Di María pegou a sobra na entrada da área e bateu forte para outra bela defesa de Enyeama. No escanteio, o goleiro nada conseguiu fazer. Garay desviou no primeiro pau para trás e, de joelho, o lateral Rojo completou e recolocou os argentinos na frente do placar mais uma vez: 3 a 2.

Aos 8, o goleiro Enyeama interviu de maneira fundamental para evitar outro gol argentino. Higuaín avançou dentro da grande área, mas o goleiro fechou o ângulo e o atacante finalizou em cima do aqueiro. O sistema ofensivo dos hermanos eram muito produtivo e, apesar da vantegem no placar, não parou de produzir. Aos 13, Rojo foi até a linha e cruzou rasteiro para Lionel Messi, já caído, tocar para fora.

Chances perdidas
Aos 28, o nome nigeriano no jogo queria roubar o status de melhor da partida do craque Lionel Messi. Após cruzamento, Musa pegou de primeira, mas exagerou na força e desperdiçou a chance do empate. Do outro lado, aos 32, a pontaria estava afiada, mas faltou potência no arremate. Di María lançou Lavezzi, que pegou de primeira e Enyeama defendeu. Era um jogo recheado de oportunidades para ambas as equipes. Aos 35, o inspirado Di María cruzou na medida para Garay. O zagueiro, sem marcação, subiu sozinho e cabeceou para fora.

Emenike, aos 38, mesmo de muito longe, arriscou e levou perigo ao goleiro Romero. Os hermanos imediatamente também foram ao ataque. Di María, lançado na grande área, bateu forte e Enyeama espalmou.

A Nigéria buscou o empate nos minutos finais. Aos 41, Ambrose bateu da entrada da área, mas, para sorte argentina, a bola desviou em Garay e acertou a rede pelo lado de fora.
 
FICHA TÉCNICA 
Copa do Mundo - 3ª rodada (Grupo F)
Nigéria x Argentina
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS) 
Data: 25/06/2014
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (Itália) Cartões amarelos: Omeruo, Oshaniwa (Nigéria)
Gols: Musa (Nigéria) / Messi, Rojo (Argentina)
 
NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Omeruo, Yobo e Oshaniwa; Onazi, Obi Mikel, Babatunde (Uchebo), Odemwingie (Nwofor) e Musa; Emenike Técnico: Stephen Keshi.
 
ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Garay, Federico Fernández e Rojo; Mascherano, Gago, Di María; Aguero (Lavezzi), Messi (Alvarez) e Higuaín (Biglia). Técnico: Alejandro Sabella.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32518-messi-brilha-faz-dois-e-argentina-confirma-1-lugar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário