quinta-feira, 19 de junho de 2014

Colômbia vence Costa do Marfim e fica próxima da classificação


Colômbia vence Costa do Marfim e fica próxima da classificação
Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo
 
As oitavas de final são logo ali. Com mais uma boa atuação, aliada a outro bom jogo tecnicamente, a Colômbia venceu a segunda consecutiva na Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (19), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, os colombianos derrotaram a seleção de Costa do Marfim por 2 a 1 e estão muito próximos de garantir vaga entre os dezesseis finalistas do torneio.
 
Com seis pontos, a Colômbia pode se classificar sem precisar entrar em campo. Para isso acontecer, no jogo das 19h, a Grécia precisa pontuar diante do Japão, o que garantirá os sul-americanos nas oitavas. A outra possibilidade é, na última rodada, os colombianos arrancarem o empate frente aos japoneses.
 
Já Costa do Marfim, para avançar de fase sem depender de ninguém, basta derrotar a Grécia na próxima terça-feira (24), em Fortaleza. Caso empate vai depender do jogo da noite desta quinta-feira (19) e também da partida entre Japão e Colômbia na última rodada.

Jogo
A Colômbia, embalada com a maioria da torcida no Estádio Mané Garrincha, mostrou as garras logo aos 5 minutos. Após longo lançamento, Cuadrado tocou para Teo Gutierrez, que bateu de fora e assustou o goleiro Barry Copa. Não demorou muito tempo para os colombianos assustar mais uma vez.

Aos 8, depois do bate e rebate, a bola pingou na frente de Cuadrado que, na hora do chute de primeira, pegou mal na bola e acertou o zagueiro marfinense. A Costa do Marfim tinha mais a posse de bola, mas isso não significou muita coisa porque, muito bem fechada, a Colômbia explorava muito bem os contra-ataques.

Aos 15, de novo pela direita, Cuadrado cruzou para área e, antes da bola chegar na medida para Ibarbo, o zagueiro Zokora afastou para escanteio. Aos 27, a defesa de Costa do Marfim não teve o que fazer e contou com a sorte. Ibarbo avançou pelo lado esquerdo e tocou para Gutierrez, completamente livre de marcação. Quase na pequena área, o camisa 9 bateu de esquerda, sem direção, e perdeu a melhor chance do jogo até então.
 
A primeira e única finalização marfinense em direção ao gol aconteceu aos 30. O goleiro Ospina,  ao tentar sair rápido com as mãos, errou o passe e presenteou o adversário. Aurier arriscou de perna esquerda, mas o arqueiro se redimiu e defendeu.

Segundo tempo
A etapa final começou movimentada. Aos 3, a Colômbia apareceu de novo em jogada criada pelo lado direito. Cuadrado jogou para área, dois zagueiros marfinenses falharam, mas ninguém de amarelo apareceu para empurrar em direção ao gol. Pouco depois, através da bola parada, Costa do Marfim respondeu.

Yaya Touré bateu colocado, mas o chute foi para fora. Aos 11, desta vez como garçom, o volante do Manchester City deu um lindo passe para área, onde estava Bony. Ao tentar fazer o gol de bicicleta, o atacante marfinense furou feio, não tocou na bola e desperdiçou a melhor chance de abrir o placar.

Colômbia abre 2 a 0
O jogo incendiou em Brasília. Cuadrado recebeu longo lançamento, dominou, passou por Boka e soltou a bomba meio que sem ângulo. O goleiro Barry desviou com a ponta dos dedos, viu a bola bater na trave e sair da grande área. Ao contrário da etapa inicial, os primeiros 15 minutos do segundo tempo foram empolgantes.

Aos 18, melhor jogador colombiano até então, Cuadrado cobrou escanteio e, de cabeça, James Rodríguez abriu o placar no Estádio Mané Garrincha: 1 a 0. O gol não abateu Costa do Marfim. Aos 22, quando todos esperavam o cruzamento, Tioté bateu direto e quase surpreendeu o goleiro Ospina, que conseguiu espalmar para escanteio. Na cobrança, a defesa não cortou e deixou Yaya Touré sozinho, mas o capitão mandou para fora.

Antes do jogo, Serey Die chamou a atenção de todos pela emoção, chorando muito, na execução do hino de Costa do Marfim. Com a bola rolando, o jogador marfinense decepcionou. Ao tentar sair jogando, aos 24, perdeu a bola para Gutiérrez que tocou para Quintero. O atacante tocou rasteiro, por baixo de Barry, e ampliou o placar: Colômbia 2 a 0.

Costa do Marfim diminui
Com a presença de Drogba e Kalou, Costa do Marfim melhorou e diminuiu o placar. Aos 27, Gervinho dominou do lado esquerdo da grande área. Sambou, enganou dois adversários, deixou um no chão e entrou na área. O camisa 10 bateu forte no canto direito e recolocou os africanos na partida. Golaço!

A pressão em busca do empate começou faltando dez minutos para acabar. Pouco depois, aos 38, Gervinho teve outra chance. Mas, na entrada da área, pegou muito fraco na bola e tocou nas mãos de Ospina. 

Aos 43 minutos foi a Colômbia que se aproximou do gol. James Rodríguez, pouco depois do meio de campo, tentou pegar o goleiro Barry de surpresa e quase conseguiu. O arqueiro se recuperou a tempo e defendeu.

FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo - 2ª rodada (Grupo C)
Colômbia x Costa do Marfim
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 19/6/2014
Árbitro: Howard Webb (ING) Cartões amarelos: Zokora, Tioté Gols: James Rodríguez, Quintero / Gervinho
 
COLÔMBIA: David Ospina; Zúniga, Zapata, Mario Yepes e Armero (Arias); Carlos Sánchez, Abel Aguilar (Mejia), Cuadrado e Ibarbo (Quintero); James Rodríguez e Gutiérrez. Técnico: José Pékerman.
 
COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Didier Zokora, Bamba e Arthur Boka; Serey Die, Tioté, Yaya Touré e Gradel (Kalou); Gervinho e Wilfried Bony (Drogba). Técnico: Sabri Lamouchi

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32330-colombia-vence-costa-do-marfim-e-fica-proxima-da-classificacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário