segunda-feira, 10 de março de 2014

Fones de ouvido e música alta afetam cada vez mais audição de jovens, diz especialista


Após os 50 anos, a capacidade auditiva diminue, tanto pelo envelhecimento natural quanto pela exposição a ruídos ou sons altos, entre outros fatores. Porém, muitos jovens com idade inferior a 30 anos já se queixam de zumbido, ou até mesmo de uma capacidade auditiva menor. Entre as causas para o aparecimento do problema em jovens estão o uso contínuo do fone de ouvido e o costume em ouvir som em volume alto. Uma pesquisa feita recentemente nos Estados Unidos apontou que mais da metade dos adolescentes entrevistados se disseram “dependentes” de fones de ouvidos, e coincidentemente ou não, todos apresentaram três dos principais sintomas de perda de audição: ouvir constantemente zumbidos, aumentar o volume da TV e do rádio e dizer “Hein!?”, “Hã?!” e “O quê?!” durante conversas normais e em ambientes pouco ruidosos. “De vez em quando é normal não conseguir ouvir o que outra pessoa está falando, principalmente quando é em algum ambiente ruidoso. Porém, isso tornar-se muito frequente, mesmo em ambientes silenciosos, além da possível sensação de audição abafada, de zumbidos”, explica Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista.  

Tipos

Ela ainda detalha características de cada produto. “O Earbud é aquele que fica preso dentro da orelha, mas fora do canal auditivo. Ele não libera toda a sua frequência em volumes baixos – logo, é comum usá-lo nos volumes mais altos. Os fones intra aurais são aqueles introduzidos no canal auditivo. Reduzem o ruído externo, proporcionam uma maior fidelidade sonora e são usados em volumes menos intensos. Já os supra aurais são maiores, possuem uma haste que fica posicionada por cima da cabeça e têm uma almofada, que propicia excelente isolamento acústico, fidelidade sonora e conforto. São os preferidos por profissionais da música, mas não muito práticos para uso em ambientes abertos”.

Dicas

De acordo com a especialista, além dos fones, existem dicas que podem ser seguidas a fim de manter em dia a audição, como manter a carteira de vacinação em dia, fazer um teste audiológico a cada cinco anos, evitar locais muito ruidosos que exijam a elevação do tom de voz, evitar ouvir música em volume muito alto – principalmente com fones de ouvido –, usar protetores auditivos em ambientes com barulhos extremos, nunca pingar remédios ou fórmulas caseiras dentro do ouvido sem indicação médica e não utilizar objetos pontiagudos para limpar a orelha, para não machucar o tímpano.


Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/11058-fones-de-ouvido-e-musica-alta-afetam-cada-vez-mais-audicao-de-jovens-diz-especialista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário