segunda-feira, 24 de março de 2014

Bahia ainda possui 11 mil vagas temporárias para Copa

A Copa do Mundo só vai começar daqui a mais de dois meses, mas, para quem ainda sonha conseguir um trabalho e ganhar um dinheiro extra durante o mundial, já está se aproximando o finalzinho do segundo tempo.
Representantes dos setores de gastronomia e hotelaria afirmam que boa parte das 11 mil  vagas temporárias deve ser preenchida por quem já se preparou para a oportunidade. Mas acham que ainda dá tempo de se escalar para o banco de reservas.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA) informou, por meio de sua assessoria, que haverá contratação de mão de obra temporária para o período, mas o maior efeito deve ser no segmento de alimentos e bebidas, como garçons e todo o pessoal encarregado de atender hóspedes famintos e sedentos.
A estimativa é que o setor contrate em torno de mil funcionários extras para o torneio, sem expectativa de efetivação após a Copa.
Segundo a Abih, a maior dificuldade é encontrar pessoas que falem inglês ou outros idiomas estrangeiros, uma necessidade recorrente do setor e que fica ainda mais evidente quando a cidade prepara-se para receber o maior evento do futebol mundial.
Especificamente para os dias de jogos, por exemplo, devem ser contratados intérpretes para auxiliar no check-in de alguns hotéis. Como entre as seleções que jogam em Salvador na primeira fase estão Alemanha, Espanha, França, Suíça, Holanda, Irã e Bósnia, é uma boa chance para quem fala os idiomas desses  países. A Abih recomenda que os interessados busquem as agências de recrutamento temporário.
Líder de um segmento que congrega em Salvador mais de seis mil estabelecimentos formalizados, o presidente da seção baiana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luiz Henrique do Amaral, acredita que as vagas temporárias podem chegar a 10 mil durante o período dos jogos. Afinal, a cada uma das seis partidas que serão realizadas em Salvador, serão 50 mil torcedores com ingresso na mão, além de que  vão estar na cidade independentemente de ir às partidas.
"Normalmente, os nossos associados buscam contratar pessoal que já passou por qualificação profissional. E existem mais de 20 mil pessoas que fizeram os cursos de formação. Mas ainda há tempo para se qualificar", afirma Amaral, assinalando que os cursos oferecidos pelo Pronatec são uma alternativa.
Ainda em processo de abertura, o Centro  do Empreendedor  Municipal, que funcionará no JJ Center, Barroquinha, vai se encarregar da formação de profissionais, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
"A primeira turma, que deve começar as aulas agora em abril, já está fechada. Mas possivelmente teremos uma nova turma", afirmou o coordenador de empreendedorismo, Alan Rocha.
As oportunidades também se estendem aos pequenos empresários. O Sebrae vai montar três estandes para exposição e comercialização de produtos de pequenos empresários. Mais de 500 empresas de setores como alimentação, moda, artesanato e artigos para construção civil já se habilitaram. "Os empresários que ainda não passaram pela qualificação podem nos procurar para analisarmos se eles devem passar pela rodada de negócios ou podem partir para a comercialização nos estandes", disse o coordenador do Sebrae 2014, José Élio de Souza.

Onde se inscrever:

Empregos - Para participar das novas turmas dos cursos de formação profissional, os interessados devem procurar o Centro do Empreendedor Municipal, que abre as portas em abril, no JJ Center, na Baixa dos Sapateiros;
Empresários - Para expor seus produtos em um dos estandes do Sebrae, na rodoviária, no Centro Antigo e na Ribeira (Fábrica Cultural), ligue para 3320-4322;

Fonte: http://atarde.uol.com.br/empregos/noticias/bahia-ainda-possui-11-mil-vagas-temporarias-para-copa-1578000

Nenhum comentário:

Postar um comentário